• 20.09
  • 2011
  • 13:48
  • -

TSE abre duas novas bases de dados

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) colocou à disposição do público dois novos bancos de dados online: um com dados de partidos políticos, relativos ao período de 1945 a 1979, e outro com documentos sobre referendos e plebiscitos já realizados no país. 

O site sobre atividade partidária permite consultar estatutos, manifestos e programas partidários de todas as agremiações criadas e existentes então. Por padrão, as informações são mostradas em texto, mas em todos os casos há um link que permite a consulta ao documento original.

De acordo com a assessoria do TSE, o banco de dados foi criado com base na demanda por esses documentos: aproximadamente 20% dos pedidos de pesquisa do público externo diziam respeito à atividade partidária de 1945 a 1979.

Já no arquivo de referendos e plebiscitos, destaca-se o "Plebiscitos no Estado do Pará", que reúne documentos, pesquisas eleitorais e audiências públicas sobre a consulta que ocorrerá em 11 de dezembro para decidir sobre o desmembramento do Pará em dois estados (Carajás e Tapajós).

Em termos históricos, vale olhar o link "Referendo de 1963", em que o Brasil decidiu pelo presidencialismo em lugar do parlamentarismo, durante o governo e João Goulart e logo após a renúncia de Jânio Quadros.

 

Assinatura Abraji