• 31.01
  • 2007
  • 13:35
  • Belisa Figueiró

TRE censura jornal no Mato Grosso do Sul

O Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS) proibiu, em caráter liminar, o jornal Correio do Estado de publicar matérias e fotos que mencionam André Puccinelli Jr., filho do governador André Puccinelli (PMDB). A decisão do desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo foi tomada no dia 25 de janeiro, depois que o veículo divulgou os desdobramentos da Operação Vintém, da Polícia Federal, na qual Puccinelli Jr. é investigado por suspeita de prática do delito de denunciação caluniosa de crime eleitoral. A multa diária para o descumprimento da decisão é de R$ 50 mil.

Durante as eleições de 2006, Puccinelli Jr. teria forjado denúncias de compra de votos por parte de coordenadores de campanha do candidato Semy Ferraz, deputado estadual pelo PT e oponente político do governador. De acordo com a descrição no site do TRE-MS, o processo tramita em segredo de justiça.

O editor de Política, Adilson Trindade, disse que o jornal já entrou com um recurso e aguarda o andamento do processo.

Ações recomendadas:
Solicitar ao desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo que reavalie a sua decisão, visto que a medida infringe a liberdade de imprensa.

Dirigir-se a:
Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS)
Rua Desembargador Leão Neto do Carmo, 23 - Campo Grande/MS
Fone: (67) 3326- 4166 / 3326- 4141
Fax: (67) 3326 - 4002

Assinatura Abraji