• 04.10
  • 2006
  • 09:28
  • Belisa Figueiró

TRE-AM tira do ar TV A Crítica durante a eleição

A juíza auxiliar eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Encarnação das Graças Sampaio Salgado, acatou o pedido de liminar feito pela coligação “Pelo Bem do Amazonas”, liderada pelo candidato à reeleição do governo estadual, Eduardo Braga, do PMDB, de retirar a TV A Crítica do ar durante 24h. De acordo com o despacho, a emissora fazia propaganda eleitoral “depreciativa e desfavorável ao candidato” que ofendiam a sua “honra e dignidade”. Das 19h45 de sábado, dia 30 de setembro, até às 17h do domingo, dia da eleição, a TV ficou fora do ar.

Segundo o coordenador de jornalismo da TV, Álvaro Corado, desde o início da campanha a emissora denunciava a compra de votos e boca de urna feitas pela coligação no interior do Estado. A TV também chegou a publicar uma nota oficial minutos antes do debate entre os candidatos, repudiando as atitudes do governador, que não compareceu ao programa e insultou a emissora durante o seu espaço no horário eleitoral gratuito.

A TV A Crítica, que pertence ao grupo Calderaro e é afiliada do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), entrou com um recurso e está recorrendo no TRE pedindo a ilegalidade da liminar concedida pela juíza. Eduardo Braga foi reeleito governador do Amazonas em primeiro turno com 50, 24% dos votos.

Assinatura Abraji