Transparência Internacional seleciona jornalistas com até 35 anos para cobrir conferência anticorrupção
  • 13.07
  • 2018
  • 13:07
  • Rafael Oliveira

Formação

Transparência Internacional seleciona jornalistas com até 35 anos para cobrir conferência anticorrupção

Jornalistas com até 35 anos e fluentes em inglês podem se candidatar para integrar a Young Journalist Initiative até 15.ago.2018. Os selecionados farão a cobertura oficial da 18ª Conferência Internacional Anticorrupção (IACC, na sigla em inglês), que ocorrerá em Copenhague, Dinamarca, entre 22 e 24 de outubro. Os escolhidos terão passagens aéreas, hospedagem e despesas com vistos cobertos pelo programa. As inscrições podem ser feitas no site.

Os candidatos devem ser interessados no combate à corrupção e em aprender mais sobre a Transparência Internacional, além de ter sólida experiência reportando questões sociais. Jornalistas de televisão, rádio, impresso e digital, bem como fotojornalistas, editores de vídeos e social media podem se inscrever. Além de portfólio e um currículo pessoal, os candidatos devem escrever um pequeno texto com os motivos pelos quais desejam participar do programa. A lista de nacionalidades elegíveis está disponível aqui e inclui a brasileira.

A Young Journalist Initiative começou na 14º edição da conferência, em Bangkok. Desde então, jovens jornalistas de todo mundo são selecionados anualmente para cobrir o evento. 

O jornalista brasileiro Piero Locatelli foi um dos escolhidos para a cobertura da 15ª edição, que ocorreu em Brasília em 2012. Segundo ele, a Transparência Internacional oferece uma boa estrutura para a cobertura, e a IACC é uma oportunidade para conseguir fontes. “O trabalho na conferência é interessante porque, para além da questão da corrupção, tem muita gente importante ali de outros debates, como sustentabilidade e acesso à informação. Além disso, a Transparência Internacional estimula e ajuda a fazer coisas de volta ao teu veículo no Brasil”, conta Locatelli.

Para ele, a conferência é também uma oportunidade de ficar em contato com jornalistas dos principais veículos estrangeiros, além de profissionais de países mais “periféricos”. “Eu formei uma rede de ótimos colegas, e amigos, com os quais trabalhei em diversos projetos desde então, dentro e fora da Transparência Internacional. Desde que entrei no grupo, em 2012, não sei nem contar quantas vezes ajudei ou fui ajudado por esses colegas”, aponta o freelancer.

Os selecionados para a 18ª Conferência serão contatados até 31.ago e produzirão reportagens e materiais para os vários canais da IACC, incluindo o blog da conferência, bem como o Facebook, o Twitter e o Vimeo. Os jornalistas serão orientados pela equipe de mídia da IACC e da Transparência Internacional e terão a oportunidade de entrar em contato com figuras influentes no combate à corrupção de organismos governamentais, não-governamentais e da iniciativa privada.

Há mais informações sobre o programa aqui.

Serviço

Inscrições abertas para a Young Journalist Initiative

Até 15 de agosto

Inscreva-se no formulário no final da página

Assinatura Abraji