• 24.07
  • 2015
  • 13:25
  • Abraji

Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados no Congresso da Abraji estão disponíveis para acesso

Os TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) apresentados durante o 10º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que aconteceu nos últimos dias 2, 3 e 4, estão disponíveis para acesso. As quatro produções foram selecionadas dentre 11 trabalhos inscritos. Os autores ganharam a inscrição do Congresso e um ano de associação à entidade. 

Os trabalhos, apresentados à defesa em banca no período compreendido entre maio de 2014  e abril de 2015, atenderam a todos os requisitos e instruções solicitados pela Abraji.

Entre os escolhidos está Mulheres da Encantada, livro-reportagem de Bárbara Rocha, que fala sobre a aldeia indígena de Jenipapo-Kanindé, revelada por figuras femininas e liderada por uma cacique mulher - a primeira tribo do Ceará a ter uma representação feminina no cargo. A proposta da obra é perpassar por elementos da aldeia indígena através de três gerações de mulheres.

O grito das prisões: vigiado hoje, punido para sempre, outro livro-reportagem, tem autoria de Vinycius Ferreira, e conta, através de dados e relatos de personagens (presos, ex-presos e funcionários ligados ao sistema carcerário) o triste cenário das prisões brasileiras. “A superlotação, as torturas físicas e psicológicas, o descaso humano e as rebeliões com mortes fazem partes do grito que as prisões estão dando há anos no País”, afirma o autor na introdução.

O terceiro livro-reportagem selecionado foi 13 de junho: histórias de uma noite de guerra em São Paulo, de Bárbara Libório, Fernanda Ferreira e Nicolas Iory. A obra fala sobre os protagonistas e os coadjuvantes da manifestação na capital paulista no dia 13 de junho de 2013, época de fervor social contra o aumento da passagem nos transportes públicos. O dia foi marcado por violência gratuita contra os manifestantes e contra a mídia, que se antes não apoiava o movimento, passou a apoiá-lo.

O quarto trabalho é site multimídia Silenciados, de Bianca Amorim, Janahina Rodrigues, Laura Dourado, Marcela Haun, Marcos Mortari, Patricia Allerberger, Priscila Pacheco e Renata Simond. A reportagem mostra a impunidade de violências contra jornalistas através de depoimentos, vídeos, áudios e infográficos. 

Este foi o segundo ano em que a Abraji dedicou parte da programação de seu Congresso para recém-formados e formandos em jornalismo apresentarem suas produções. O objetivo é estimular a realização de trabalhos que envolvam apuração de fôlego e/ou jornalismo de dados e pesquisas a respeito do jornalismo investigativo.

 

ACESSO

Livros-reportagem: https://goo.gl/SB96WY

Site: http://silenciados.com.br/

Assinatura Abraji