- 05.02
- 2020
- 12:40
- Mayara Paixão
Formação
Thomson Reuters oferece curso gratuito sobre cobertura de trabalho escravo e escravidão moderna
A Fundação Thomson Reuters abriu inscrições para o curso gratuito “Como cobrir tráfico humano e escravidão moderna”, que será realizado em São Paulo, de 15 a 19.jun.2020. Em sua segunda edição, o evento oferecerá aos jornalistas selecionados formações com especialistas e atividades práticas voltadas para a investigação da escravidão moderna. As inscrições estão abertas até 13.abr.
Jornalistas em regime de trabalho integral e freelancers com pelo menos três anos de experiência profissional são encorajados a se inscrever. Todos os custos de deslocamento, estadia e alimentação para profissionais de outros estados serão cobertos pela organização do curso.
Correspondente da Fundação Thomson Reuters no Brasil, Fábio Teixeira cobre questões relacionadas ao tráfico humano e trabalho escravo. Segundo o jornalista, um dos principais desafios enfrentados na cobertura do tema é ir além das informações oficiais divulgadas pelo governo — como a lista suja do trabalho escravo —, e produzir reportagens investigativas de alto impacto e ampla disseminação.
Ele explica que a extinção do Ministério do Trabalho (atual Ministério da Economia) e o distanciamento do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) em relação ao tema impuseram mais uma camada de desafios aos jornalistas que acompanham o trabalho escravo no país.
De acordo com dados recentes, o Ministério Público do Trabalho (MPT) tem 1,7 mil procedimentos de investigação dessa prática e de tráfico de trabalhadores em andamento atualmente.
Segundo Teixeira, o curso oferecido pela Thomson Reuters e apoiado pela Fundação C&A é uma boa alternativa para elevar a qualidade da apuração jornalística dessas e outras temáticas.
“Embora o trabalho escravo seja uma das questões trabalhistas mais sérias no Brasil, temos uma gama de violações no ambiente do trabalho que ocorrem diariamente e podem ser investigadas usando as mesmas ferramentas que ensinaremos durante o curso”, acrescenta.
Ao longo dos cinco dias de formação, a ética da cobertura sobre escravidão, os bancos de dados disponíveis e as formas de abordar vítimas dessa violação serão alguns dos temas trabalhados.
Como se inscrever
Para realizar a inscrição, o(a) jornalista deverá apresentar dois exemplos de trabalhos relevantes acompanhados de um resumo de até 250 palavras em inglês. Também será preciso enviar uma carta da organização em que trabalha comprometendo-se a publicar possíveis reportagens desenvolvidas ao final do curso.
Mais detalhes sobre o curso e os documentos necessários podem ser acessados aqui. A inscrição deve ser feita através deste link. Dúvidas sobre a candidatura também podem ser enviadas para o e-mail [email protected].
Serviço
Curso “Como cobrir tráfico humano e escravidão moderna”
Quando: 15 a 19.jun.2020
Inscrições: até 13.abr.2020
Mais informações aqui.
Foto: Lilo Clareto/Repórter Brasil