• 14.10
  • 2015
  • 11:12
  • Oficina Antivigilância

Tactical Tech Colllective e a equipe do Oficina Antivigilância realizam oficina de segurança digital para jornalistas em parceria com a Abraji

O campo do trabalho investigativo está em transformação. O acúmulo de dados ao alcance do público empoderou jornalistas, pesquisadores, ativistas e cidadãos com subsídios para outras maneiras de expor e narrar questões importantes.

Mas, quanto mais aprendemos a acessar a utilizar essas informações para questões sensíveis, sejam políticas ou não, maiores são os riscos que corremos. O poder da vigilância, que analisa nossos passos digitais, pode não só obstruir nossos caminhos, como também trazer uma série de ameaças digitais, legais e físicas.

O Brasil é um país que, diferente de todos os vizinhos na América Latina, ainda não tem uma lei de proteção de dados pessoais. O Projeto de Lei 215/2015 (e seus apensos PL 1.547/2015 e PL 1.589/2015) põe em risco o direito à privacidade online. Neste contexto, saber utilizar a tecnologia para nos proteger passa a ser uma necessidade de todos.

Em outubro, o Tactical Tech Colllective e a equipe do Oficina Antivigilância, projeto da Coding Rights, vai realizar uma série de atividades no Brasil em parceria com Abraji, Conectas e Lavits. A primeira delas é uma oficina para apresentar a repórteres, jornalistas investigativos e ativistas algumas ferramentas e técnicas necessárias para navegar pelos terrenos da informação digital com mais segurança.

As oficinas acontecerão no dia 26/10 no Rio de Janeiro e no dia 28/10 em São Paulo, das 14h às 20h e serão seguidas de um debate e projeção de vídeos produzidos pelo Tactical Tech Collective.

Você repete a mesma senha para todos os serviços na internet? Você protege os dados do seu computador e celular para casos de roubo ou confisco? Você sabia que mensagens de texto são como cartões postais, fáceis de interceptar e ler o conteúdo? Aprenda a defender seus dados e proteger suas fontes! Leia os cards abaixo com dicas de segurança e se inscreva na oficina através do link: http://bit.ly/1PSRprm.

Assinatura Abraji