SP sedia Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
  • 29.06
  • 2017
  • 03:01
  • G1 SP

Formação

SP sedia Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Publicado em 29.jun.2017, no G1.


O 12° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) começa nesta quinta-feira (29), em São Paulo. Com duração de três dias, o evento contará com cerca de 70 palestras, painéis e cursos práticos destinados a jornalistas e estudantes –destaque para as mesas com os bastidores da revelação da delação da JBS e outros furos da Lava Jato.

Neste ano, o congresso irá focar nas histórias exclusivas que transformaram o cenário político nacional. Entre os diversos participantes está o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que denunciou neste mês o presidente Michel Temer (PMDB) por corrupção passiva. Ele estará na sessão especial “Desafios no combate à corrupção: a Operação Lava Jato”, marcada para sábado (1º) das 11h às 12h30 com mediação da jornalista Renata LoPrete, comentarista da GloboNews.

Nesta quinta-feira (29) serão realizados seminários sobre a cobertura jornalística de temas da educação organizados pela Associação de Jornalistas de Educação, a Jeduca; debates sobre negócios jornalísticos e empreendedorismo. Na sexta-feira (30), os seminários destacam cursos de jornalismo de dados e uso de redes sociais, debates sobre sigilo de investigações e furos do caso Odebrecht, entre outros.

No sábado (30), a programação termina com uma palestra de Martin Baron, editor-executivo do Washington Post (EUA), sobre o estado atual do jornalismo investigativo e suas perspectivas para os próximos anos (veja a programação completa).

Neste ano, o jornalista homenageado será o gaúcho Carlos Wagner, que fez história na “Zero Hora”. Também será entregue o Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo de 2017 a Sérgio Gomes, pelo trabalho à frente do Projeto Repórter do Futuro.

Já foram homenageados nos congressos da Abraji José Hamilton Ribeiro, Joel Silveira, Lúcio Flávio Pinto, Paulo Totti, Dorrit Harazim, Rosental Calmon Alves, Janio de Freitas, Marcos Sá Corrêa, Tim Lopes, Elio Gaspari, Clóvis Rossi e Elvira Lobato.

Serviço:

12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

De 29 de junho a 1º de julho de 2017

Universidade Anhembi Morumbi - Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia, São Paulo

Assinatura Abraji