Sob violência crescente, Abraji debate proteção e segurança de jornalistas no 17º Congresso
  • 14.07
  • 2022
  • 19:34
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Sob violência crescente, Abraji debate proteção e segurança de jornalistas no 17º Congresso

O ano de 2022 tem se mostrado violento para profissionais da comunicação. Diante das crescentes   ameaças a jornalistas e à liberdade de imprensa, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) organizou mesas de discussão para tratar da proteção e segurança de jornalistas no Brasil e no mundo. As atividades fazem parte da programação do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que será realizado entre os dias 3 e 7.ago.2022.

As inscrições para o Congresso da Abraji já estão abertas. Neste ano, o evento terá formato híbrido — parte on-line e parte presencial. Nos dias 3 e 4.ago.2022, será realizada a parte virtual e gratuita; nos dias 5, 6 e 7.ago.2022, a versão presencial e paga, que terá lugar na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em Higienópolis, São Paulo. No último dia de evento (7) ocorre a 4ª edição do Domingo de Dados.

Faça já sua inscrição

Segurança em pauta

A primeira atividade sobre proteção e segurança de jornalistas ocorrerá no dia 3.ago.2022, de modo virtual. Transmitido às 14h30 (hora de Brasília), o debate “Ameaças a mulheres jornalistas na América Latina” reúne renomadas profissionais latino-americanas para discutir questões sensíveis que tocam suas carreiras, como as ameaças e ataques que sofreram na rotina de trabalho e o papel do gênero na violência contra membros da imprensa. As convidadas são Paola Ugaz (Peru), correspondente do espanhol ABC; Maria Teresa Montaño Delgado (México), correspondente de diversos meios de comunicação como Notimex, El Universal, Milenio e El Financiero; e Gabriela Martinez (México), do El Universal. Juliana Dal Piva, jornalista do UOL, conduz a conversa e traz à discussão sua perspectiva sobre o tema.

No mesmo dia (3.ago.2022), será realizada a roda de conversa “O assassinato de Dom e Bruno e os desafios da cobertura da Amazônia”. O debate ao vivo começará às 19h (hora de Brasília), com um panorama sobre o caso emblemático de violência que marcou o cenário brasileiro em 2022, também na modalidade virtual.

Para obter mais informações sobre a programação on-line e gratuita, acesse a plataforma do Congresso.

Debates presenciais

Para quem comprar os ingressos da versão presencial do 17º Congresso e do 4º Domingo de Dados, haverá três rodas de conversa sobre segurança de jornalistas realizadas no sábado (6.ago.2022). A primeira mesa “O uso da justiça contra a liberdade de expressão: relatos de jornalistas assediados” acontecerá às 9h30 (hora de Brasília), trazendo a discussão sobre diferentes estratégias levadas aos tribunais para restringir o exercício da profissão. Já está confirmada a participação dos jornalistas Rubens Valente e de Sylvio Costa, fundador do Congresso em Foco, além da fundadora e diretora executiva do Instituto Tornavoz, Charlene Miwa Nagae.

A segunda mesa, que ocorre às 11h30 (hora de Brasília), será a roda de conversa “20 anos da morte de Tim Lopes: o que mudou na cobertura das periferias?”. Com mediação de Marcelo Beraba, cofundador da Abraji, a discussão terá a participação de René Silva, do Voz das Comunidades; Jéssica Pires, do Maré de Notícias; Marcelo Moreira, da TV Globo Minas; e de Bruno Quintella, roteirista freelancer e filho de Tim Lopes. Os convidados irão debater os avanços e retrocessos do campo jornalístico nos últimos anos, os próximos passos do jornalismo colaborativo, focado em corrigir injustiças e desigualdades, e o espaço que comunicadores da periferia têm conquistado na mídia tradicional. O atual quadro de violências contra jornalistas também será um ponto de conversa.

Por fim, fechando a programação do 17º Congresso, às 16h30 (hora de Brasília), será realizada a discussão “Dom Phillips e Bruno Pereira: como chegamos até aqui”, com informações sobre o trabalho investigativo que envolveu o caso de desaparecimento e assassinato no Vale do Javari (AM). Mais informações serão disponibilizadas em breve.

Links rápidos

Nesta página, você tem acesso à programação completa, além de mais informações sobre os convidados da 17ª edição. Clique aqui para se inscrever na versão on-line. Para adquirir os ingressos da versão presencial, basta acessar esta área da página do Congresso. As principais dúvidas relacionadas ao evento, como o funcionamento do modelo misto, foram respondidas nesta seção.

Assinatura Abraji