• 14.12
  • 2009
  • 18:45
  • SIP

SIP promove seminário virtual sobre jornalismo de risco no Brasil na próxima sexta-feira, 18 de dezembro, às 15h

Quais os riscos a que os jornalistas estão sujeitos na cobertura de temas como corrupção, tráfico de drogas, questões ambientais? Como prevenir agressões, ameaças e até a morte? A realidade atual exige mudanças na postura e na atitude dos repórteres, fotógrafos, radialistas e comunicadores em geral.

Os riscos variam de acordo com a região do Brasil, por isso é importante conhecer as características de cada lugar.

Um seminário virtual, promovido pela  Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), apresentará o que está sendo feito para diminuir as agressões e acabar com a impunidade nos crimes contra a imprensa. Na ocasião, serão oferecidas dicas e sugestões de como se proteger através de exemplos práticos, a partir de depoimentos e situações vividas por jornalistas brasileiros. O seminário, que tem duração de uma hora, será ministrado no dia 18 de dezembro, às 15 h (horário de Brasília).  

Instrutor: jornalista Clarinha Glock, desde o ano 2000 membro da Unidade de Resposta Rápida que integra o Projeto Impunidade da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP)

Perfil: Este seminário é dirigido a estudantes e profissionais de Comunicação, em particular aqueles que trabalham em áreas de risco ou têm intenção de fazer alguma cobertura nestes locais. 

Horário: O seminário começará às 15h (horário de Brasília, equivalente a 12h,  horário de Miami) e durará uma hora.

IMPORTANTE: Verifique antes a diferença de horário entre Brasília e sua cidade, para ingressar no seminário na hora certa. 

Inscrições: clique aqui e siga as instruções. Se receber um convite por correio eletrônico, clique no link de inscrição e siga as orientações. Caso tenha alguma dificuldade para preencher o formulário de inscrição, entre em contato com o pessoal do Instituto de Imprensa da SIP.

Você poderá ingressar no seminário no horário programado clicando no botão "Join a Webinar"  ou no link da mensagem de confirmação, a qual será enviada automaticamente pelo correio eletrônico depois de sua inscrição. Não é necessário a instalação prévia de nenhum software para ingressar no seminário. Também não precisa ter alguma conta com a plataforma GoToWebinar.

Caso participe como convidado do organizador, não há custo de inscrição. Se desejar um certificado de participação, deverá pagar US$ 25. O preço inclui o custo de envio do diploma por correio. Para receber o certificado, o participante deverá  permanecer conectado durante todo o seminário.
 
Requerimentos do sistema para participantes com computadores PC:
 

• Navegador(“browser”) Internet Explorer® 6.0 ou versão mais atual, Mozilla® Firefox® 2.0 ou versão mais atual (habilitados para JavaScript™ y Java™)
• Sistema operativo Windows® 2000, XP, 2003 Server ou Vista
• Conexão de Internet mediante modem para cabo, DSL ou uma conexão melhor
• O CPU deve ter, no mínimo, um processador Pentium® de 1GHz con 512 MB de memória RAM (recomendável) (2 GB de memória RAM para Windows® Vista)

Requerimentos do sistema para participantes com computadores MAC:
• Navegador (“browser”) Safari™ 3.0 ou versão mais atual, Firefox® 2.0 ou versão mais atual (habilitados para JavaScript™ y Java™)
• Sistema operativo Mac OS® X 10.4 (Tiger®) ou versão mais atual
• Processador PowerPC G4/G5 ou Intel (recomenda-se 512 MB ou mais, memória RAM)
• Conexão de Internet mediante modem para cabo, DSL ou uma conexão melhor

Para escutar o áudio mediante a opção VoIP, necessitará uma conexão de Internet rápida, microfone  e  fones de ouvido (recomenda-se fone de ouvido com conexão USB).

Para mais informações, consulte www.institutodeprensa.com

Assinatura Abraji