• 18.05
  • 2012
  • 10:32
  • -

SIP e Abraji promovem seminário sobre jornalismo de risco

Há 10 anos, o jornalista Tim Lopes, da TV Globo, foi assassinado quando fazia uma reportagem sobre exploração sexual e tráfico de drogas em uma favela do Rio de Janeiro. Somente em 2012, quatro jornalistas foram assassinados no Brasil. Os crimes, cujos motivos estão sendo investigados, podem ter relação com sua atividade jornalística. Por que morrem os jornalistas no Brasil? O que pode ser feito para evitar agressões e atentados à vida destes profissionais? Estas questões estarão em debate nos dias 31 de maio e 1º de junho de 2012, no auditório da ESPM-RJ, durante o seminário JORNALISMO DE RISCO NO BRASIL: Tim Lopes, 10 anos depois.

O encontro será uma oportunidade de discutir e apontar caminhos para que não aconteçam novas mortes ou agressões. Durante os dois dias, fotos da agência Imagens do Povo, do Observatório de Favelas da Maré, serão projetadas em uma televisão no salão de entrada da ESPM-RJ. Para marcar a data, Bruno Quintella, filho de Tim, estará apresentando uma parte do filme "Histórias de Arcanjo - um documentário sobre Tim Lopes" no encerramento do seminário.

O evento é uma realização da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) e Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com apoio da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ). Tem o patrocínio da Fundação John S. & James L. Knight e faz parte do Projeto contra a Impunidade da SIP.

Estão convidados a participar profissionais da área, estudantes e demais interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online. Serão fornecidos certificados de participação a todos os inscritos. Vagas limitadas.

 

SEMINÁRIO "JORNALISMO DE RISCO NO BRASIL: Tim Lopes, 10 anos depois"
Local: ESPM-RJ - Rua do Rosário, 90 - Centro do Rio de Janeiro
Dias: 31 de maio e 1º de junho de 2012
Horário: 8h-12h30min
Mais informações: com Clarinha Glock da Unidade de Resposta Rápida da SIP pelo email [email protected]
Inscrições gratuitas online ou no local: http://bit.ly/SeminarioSip2012

 

 

Assinatura Abraji