• 31.08
  • 2016
  • 08:44
  • -

Sindicato dos Jornalistas de São Paulo cria canal para receber denúncias de assédio

O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP) abriu um canal para receber informações sobre casos de assédio moral e sexual no trabalho. O objetivo é combater as agressões sofridas por jornalistas e oferecer atendimento aos denunciantes de forma sigilosa.

O canal de denúncias está disponível tanto para homens quanto para mulheres. As denúncias podem ser feitas pelas próprias vítimas de assédio moral ou sexual, ou por colegas.

Os relatos podem  ser encaminhados pelo telefone (11) 99300-1382, pelo e-mail [email protected] ou por um  formulário on-line.

As denúncias serão recebidas por diretoras do Sindicato, serão apuradas e receberão o acompanhamento do Departamento Jurídico do Sindicato, que vai analisar e definir os procedimentos em cada caso. 

No site do SJSP é possível encontrar as seguintes definições para assédio moral e assédio sexual:

O que é assédio moral?

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, assédio moral é "toda e qualquer conduta abusiva (gesto, palavra, escritos, comportamento, atitude, etc.) que, intencional e frequentemente, fira a dignidade e a integridade física ou psíquica de uma pessoa, ameaçando seu emprego ou degradando o clima de trabalho". Ele pode se manifestar por diferentes condutas. Entre as mais comuns: dificultar o trabalho; atribuir erros imaginários ao trabalhador; exigir, sem necessidade, trabalhos urgentes; sobrecarga de tarefas; ignorar a presença do trabalhador deliberadamente; ameaçar ou insultar.

O que é assédio sexual?

A abordagem, não desejada pelo outro, com intenção sexual. Ou a insistência inoportuna de alguém em posição privilegiada que usa dessa vantagem para obter favores sexuais de subalternos ou dependentes. Essa é a definição do MTE.

Assinatura Abraji