• 12.03
  • 2011
  • 08:37
  • Centro Knight

Simpósio Internacional de Jornalismo Online reunirá jornalistas e acadêmicos do mundo todo em Austin

Jornalistas, executivos de mídia e acadêmicos de países da América, Europa, Ásia e África participarão do 12º Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ, na sigla em inglês), nos dias 1º e 2 de abril de 2011, na Universidade do Texas, em Austin.

O evento anual tem sido organizado desde 1999 pelo professor Rosental Calmon Alves, catedrático Knight de Jornalismo Internacional e diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, da Universidade do Texas. Alves será o homenageado do 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado anualmente pela Abraji.

O simpósio terá palestras especiais de executivos de NPR, CNN.com e Patch.com, além de painéis com a participação de representantes de veículos como BBC News, The Daily, The New York Times, Washington Post e Grupo Reforma do México.

As apresentações abordarão os diversos aspectos do jornalismo digital e on-line, tais como inovações da indústria, modelos econômicos, tecnologia e design, redes sociais, jornalismo sem fins lucrativos e participação da comunidade.

Outros painéis discutirão pesquisas acadêmicas, com professores e estudantes de pós-graduação. Em 2011, foram inscritos 50 trabalhos de várias universidades e países, um número recorde. Destes, 22 foram selecionados para serem apresentados no evento, o que confirma a crescente importância do simpósio como uma conferência de relevância mundial.

O simpósio conta com o apoio da John S. and James L. Knight Foundation, do jornal Dallas Morning News e da Faculdade de Comunicação da Universidade do Texas.

Trata-se de um programa da Cátedra Knight de Jornalismo, da Cátedra Unesco de Comunicação da Universidade do Texas e do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.

“Temos um programa com palestrantes de primeira classe de todo o país e de todo o mundo, que discutirão alguns dos temas mais importantes relacionados à evolução do jornalismo na era digital”, disse Alves. "Aprenderemos sobre assuntos tão diversos quanto o projeto para transformar a NPR de uma rede de rádio [pública dos Estados Unidos] em uma empresa digital e multimídia ou como foi concebido o primeiro jornal para o iPad. Vamos aprender sobre as operações mundiais do CNN.com e os esforços locais do Patch.com e outras empresas”.

Pelo segundo ano, o simpósio será realizado no Centro de Conferências e Educação Executiva AT&T, no campus da Universidade do Texas. O evento será transmitido ao vivo em seu site oficial. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site http://online.journalism.utexas.edu.

O simpósio começará na sexta-feira 1º de abril com uma palestra de Vivian Schiller, presidente e diretora-executiva da cadeia pública de rádio americana NPR. À tarde, a palestra será de Meredith Artley, vice-presidente e editora do CNN.com.

Os painéis do primeiro relacionados às perspectivas da indústria discutirão a cobrança pelo acesso ao conteúdo e os veículos exclusivos para iPads e outros aparelhos móveis. Já os painéis acadêmicos abordarão as inovações nas notícias e as redes sociais no jornalismo.

No sábado 2 de abril, a primeira palestra principal será apresentada pelo escritor e consultor Madanmohan Rao, de Bangalore, Índia. À tarde, falará Warren Webster, presidente da Patch Media. Os painéis de sábado com representantes da indústria discutirão o papel do jornalismo digital sem fins lucrativos e formas de engajar a comunidade. Já os painéis acadêmicos abordarão os elementos básicos do jornalismo online e os desafios do jornalismo digital.

Para os pesquisadores, o Simpósio Internacional de Jornalismo Online se transformou em uma das conferências internacionais mais competitivas e prestigiadas no campo do jornalismo digital. Os trabalhos foram selecionados às cegas por pessoas de diferentes universidades e países.

Os pesquisadores que apresentarão seus trabalhos são de 19 universidades de Canadá, Portugal, Espanha, Suécia e Estados Unidos. Um dos 22 estudos será eleito o melhor do simpósio. Veja aqui mais informações sobre os trabalhos acadêmicos. Resumos das pesquisas estão disponíveis aqui.

Os textos integrais estarão disponíveis no site do evento a partir de 1º de abril.


Assinatura Abraji