Simpósio de Jornalismo Online está com inscrições abertas
  • 06.02
  • 2018
  • 12:57
  • Rafael Oliveira

Formação

Simpósio de Jornalismo Online está com inscrições abertas

A 19ª edição do Simpósio Internacional de Jornalismo Online (ISOJ) está com inscrições abertas. O evento ocorrerá nos dias 13 e 14 de abril, no Museu de Arte Blanton, em Austin, Texas (EUA). A conferência é organizada pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas na Moody College of Communication da Universidade do Texas. 

O ISOJ reúne anualmente profissionais de jornalismo, pesquisadores e acadêmicos para uma conversa global sobre o futuro da mídia digital, incluindo as últimas tendências, questões e inovações no jornalismo online. Entre os oradores principais da conferência este ano estão Marty Baron, editor do Washington Post, Meredith Artley, editora-chefe da CNN Digital Global, e Ben Smith, editor do BuzzFeed News. 

Segundo Rosental Calmon Alves, professor da Universidade do Texas e diretor do Centro Knight, o ISOJ tem tido a “sorte de antecipar tendências e discutir sempre os tópicos mais quentes do jornalismo online”. “A programação do ISOJ este ano vai começar com um painel especial com publishers e especialistas que vão falar sobre os esforços dos jornais americanos para sobreviver no que denominamos ‘a era pós-publicidade’”, explica.

O evento também tratará dos múltiplos usos de vídeo e áudio no jornalismo online, discutirá o impacto da inteligência artificial e do “machine learning” nas redações, e trará exemplos concretos de criação de novas receitas no financiamento do jornalismo digital.

Além dos painéis da indústria de notícias, o ISOJ lança durante o evento a revista acadêmica oficial do simpósio, com uma edição impressa limitada e versões multimídia com vídeo, gráficos interativos e muito mais. A revista deste ano se concentrará em um tópico específico: hábitos de pensamento no jornalismo.

O ISOJ também tem eventos afiliados, no dia anterior e no seguinte à conferência principal. “Este ano, no dia anterior vamos ter um demo day para apresentações dos 20 projetos que ganharam um concurso especial da Fundação Knight para desenvolver projetos com tecnologia digital que ajudem ao fluxo de notícias confiáveis”, conta Alves. Segundo ele, ”foi uma forma de estimular a luta contra a epidemia de notícias falsas que tem causado tantos danos”. Também na véspera do ISOJ haverá um seminário de "design thinking" para encontrar soluções para projetos jornalísticos digitais inovadores. No dia seguinte ao evento, ocorrerá o 11º Colóquio Iberoamericano de Jornalismo Digital, criado para aproveitar a presença no ISOJ de tantos jornalistas da América Latina.

Quem se inscrever na conferência até 1º de março terá desconto na taxa, que varia de 150 a 50 dólares (incluído o desconto). A taxa de inscrição inclui acesso a todas as sessões do ISOJ, café da manhã no Museu Blanton, almoço no restaurante Tejas do Centro de Conferências AT&T e lanches e café nos dois dias. Também inclui acesso a uma recepção especial no átrio do Museu Blanton Museum na noite de sexta-feira, 13 de abril, imediatamente após a última sessão do dia do simpósio.

A programação e a lista completa de palestrantes estará disponível no site do ISOJ nas próximas semanas. Lá, também é possível ver vídeos, transcrições, pesquisas e artigos de simpósios anteriores, desde 1999.

Há mais informações sobre o Simpósio aqui.


Assinatura Abraji