• 07.12
  • 2004
  • 11:26
  • MarceloSoares

Senado lança portal que promete abrir o Siafi

DO JORNAL O GLOBO

BRASÍLIA. O Senado inaugura hoje um portal que permitirá a qualquer brasileiro acompanhar pela internet a execução dos gastos orçamentários do governo. Batizado como “SIGA Brasil”, este sistema terá um amplo banco de dados com informações até bem pouco tempo restritas a funcionários do Executivo ou parlamentares, como as disponíveis no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi).

O portal facilitará as consultas não apenas ao Siafi mas também a outros sistemas de controle do governo federal, dando acesso a dados integrais, por exemplo, da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e do Plano Plurianual de Investimentos (PPA). Pode-se acompanhar até mesmo a liberação de emendas de parlamentares ao Orçamento que beneficiam as comunidades.

— Assim garantiremos a total transparência da execução orçamentária, de uma forma nunca vista em qualquer outro país do mundo — disse o consultor-geral do Orçamento no Congresso, Fábio Gondim.

Técnicos e jornalistas poderão acessar Orçamento

Para se ter acesso ao portal, o Senado credenciará numa primeira fase todos os parlamentares, técnicos do Congresso e jornalistas interessados em acompanhar a execução orçamentária. O endereço será www.senado.gov.br/siga e as sugestões poderão ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. Numa segunda etapa, poderão ser feitas consultas pelo telefone por um sistema de 0800 que será implantado.
Assinatura Abraji