Seminário internacional debate liberdade de imprensa durante a pandemia
  • 08.05
  • 2020
  • 10:00
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Seminário internacional debate liberdade de imprensa durante a pandemia

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil promovem no dia 12.mai.2020 o seminário virtual “Liberdade de imprensa durante a pandemia”, com a participação de convidados nacionais e internacionais. O evento é realizado no mês em que se comemora o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa (3 de maio).

O seminário será dividido em três painéis temáticos organizados entre 10h e 18h, pelo horário de Brasília, seguidos de sessões de  perguntas e respostas. Em pauta, estarão alguns dos principais temas que preocupam e desafiam os profissionais da mídia ao redor mundo diante da crise global de saúde.

Para iniciar o seminário, das 10h às 11h30, Judith Matloff, especialista em segurança de jornalistas e professora da Universidade de Columbia (EUA); e Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes de proteção aos jornalistas, debatem a segurança dos profissionais da imprensa em meio à pandemia de covid-19. A mediação será feita por Daniel Bramatti, conselheiro da Abraji.

No painel seguinte, das 14h às 15h30, Teresa Frontado, editora-executiva da KUT 90.5, estação da NPR em Austin, Texas; Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha de S.Paulo; Ricardo Gandour, diretor-executivo de Jornalismo da Rede CBN, e Maria Fernanda Delmas, editora-executiva dos jornais O Globo, Extra e da revista Época, discutem o futuro dos meios de comunicação após a pandemia. A mediação será feita por Guilherme Amado, vice-presidente da Abraji.

Para finalizar, das 16h30 às 18h00, Cailin O'Connor, autora de “A Era da Desinformação” (Yale University Press, 2019); Cristina Tardáguila, diretora-adjunta da Rede Internacional de Checagem de Notícias (IFCN, na sigla em inglês); e Sergio Lüdtke, editor do projeto Comprova, debatem o combate à desinformação durante a pandemia. O presidente da Abraji, Marcelo Träsel, fará a mediação.

O seminário conta também com apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ), da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), do Instituto Palavra Aberta e do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através deste link. Haverá tradução simultânea.


Confira a íntegra da programação e a biografia dos palestrantes:


Painel 01: Segurança dos jornalistas na pandemia
Horário: 10h às 11h30

Palestrantes:

  • Angelina Nunes é coordenadora do Programa Tim Lopes e integrante do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). É mestre em Comunicação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). 

  • Judith Matloff foi pioneira no treinamento de segurança para jornalistas em todo o mundo. Os clientes incluíram a NBC, as Nações Unidas, a Sociedade de Jornalistas Profissionais, o Dart Center for Journalism and Trauma, o International News Safety Institute, o Departamento de Estado dos EUA e a Federação Americana de Artistas de Televisão e Rádio. Ela foi correspondente estrangeira por 20 anos, mais recentemente como chefe do escritório do The Christian Science Monitor na África e em Moscou. 

Mediação: 

  • Daniel Bramatti é editor do Estadão Dados, núcleo de jornalismo de dados do jornal O Estado de S.Paulo. Já atuou como repórter e subeditor do mesmo veículo, e correspondente da Folha de S.Paulo. Foi presidente da Abraji no biênio 2018-2019, atualmente compõe o Conselho Curador da associação.


Painel 02: Futuro dos meios de comunicação após a pandemia 
Horário: 14h às 15h30

Palestrantes:

  • Maria Fernanda Delmas é editora-executiva dos jornais O Globo e Extra e da revista Época. Formada pela UFRJ e com pós-graduação em Finanças e Jornalismo Digital, também esteve à frente do lançamento da plataforma Celina, que cobre temas de mulheres, gênero e diversidade.

  • Ricardo Gandour é jornalista e engenheiro, diretor executivo de jornalismo da Rede CBN de Rádios e professor de jornalismo na ESPM. Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e membro do conselho diretor do Instituto Palavra Aberta. 

  • Sérgio Dávila é diretor de Redação da Folha de S.Paulo, onde também ocupou o cargo de editor-executivo de 2010 a 2019 e foi correspondente internacional nos Estados Unidos por dez anos. Foi Knight Fellow na Universidade de Stanford.

  • Teresa Frontado é jornalista e estrategista de conteúdo digital. Editora Executiva da KUT 90.5, Estação da NPR em  Austin da NPR, Texas.  Ela é especializada em ajudar as redações a navegar nas complexidades das transições digitais, ao mesmo tempo em que incorpora novas plataformas e tecnologia em seus fluxos de trabalho. Frontado traz mais de 20 anos de experiência trabalhando para organizações de mídia nos Estados Unidos e na América Latina.

Mediação: 

  • Guilherme Amado é vice-presidente da Abraji e colunista da revista Época e da rádio CBN. Cobre política e crime organizado desde 2009. É John S. Knight Journalism Fellow na Universidade de Stanford, e integra o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ).


Painel 03: Combate à desinformação durante a pandemia
Horário: 16h30 às 18h

Palestrantes:

  • Cailin O'Connor é filósofa da ciência e matemática aplicada especializada em modelos de interação social. É professora associada de Lógica e Filosofia da Ciência e membro do Instituto de Ciência Comportamental e Matemática da Universidade da Califórnia, Irvine. Atualmente, ela está co-administrando o NsF Grant Consensus, Democracy, and the Public Understanding of Science.  Seu livro "The Misinformation Age", em co-autoria com James Owen Weatherall, foi publicado em 2019 pela Yale Press.

  • Cristina Tardáguila é diretora adjunta da International Fact-checking Network (IFCN) e hoje está à frente do maior projeto de colaboração de checagem do mundo, a CoronaVirusFacts Alliance. Em 2015, fundou a Agência Lupa, a primeira agência de notícias do país a se especializar em checagem de fatos.

  • Sergio Lüdtke dirige a consultoria Interatores.com e é editor do Projeto Comprova, coalizão de 24 organizações de mídia que investiga rumores sobre políticas públicas. É formado pela PUC-RS, com Master em gestão de empresas jornalísticas pelo ISE Business School e MBA em Marketing Digital pela FGV.

Mediação: 

  • Marcelo Träsel é presidente da Abraji e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Comunicação Social pela PUC-RS, criou o curso de especialização em Jornalismo Digital da mesma universidade.

Assinatura Abraji