• 10.04
  • 2014
  • 13:17
  • -

Seminário em Belo Horizonte terá oficinas de jornalismo de dados e visualização de informação

Três oficinas sobre estatística e jornalismo de dados acontecerão no 3º Seminário de Jornalismo Investigativo, a ser realizado dia 26 de abril, no campus da FUMEC em Belo Horizonte. Inscrições devem ser feitas pela internet, neste link.

A primeira delas, “Por que jornalista precisa saber estatística?”, será ministrada por Lucas Abreu Maia e Daniel Bramatti, ambos da equipe do Estadão Dados. Lucas vai introduzir brevemente a teoria e alguns conceitos estatísticos e depois discorrer sobre a prática básica de Excel. Como resposta à pergunta que intitula a oficina, Lucas diz: “Saber teoria estatística ajuda qualquer pessoa a entender melhor o nosso mundo. Mas para um jornalista, especificamente, saber entender e interpretar dados é fundamental”.

Daniel Bramatti também ministrará a oficina “Criação de mapas para visualização de dados”, em que pretende mostrar como mapas podem contar histórias “à medida que o enriquecemos com camadas de informações”. O jornalista destaca a importância da visualização de dados sobre um mapa: “A notícia pode aparecer apenas quando os dados se transformam em pontos ou cores em um mapa, se eles revelam padrões, aglomerados ou mesmo dispersão.”

Marco Túlio Pires, coordenador da Escola de Dados, será o instrutor da oficina “Limpeza e organização de grandes bases de dados - Open Refine”. Segundo Marco Túlio o software livre “consegue importar grandes bases de dados e fazer transformações em diversos campos ao mesmo tempo, com vistas a deixar a tabela mais refinada.” No Seminário, Marco Túlio vai apresentar não só essa mas outras formas de superar problemas como tabelas de dados que possuem mais de um tipo de grafia para o mesmo nome.

As inscrições para o 3º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo estão abertas e devem ser feitas por este link até o dia 17 de abril. Associados da Abraji em dia com suas anuidades só precisam preencher o cadastro. Os não-associados devem fazer o pagamento de R$ 50 (estudantes) ou R$ 75 (profissionais).

Quando: 26 de abri, a partir de 9h
Onde: campus da FUMEC, Rua Cobre, 200 - Belo Horizonte

PROGRAMA

9h - 10h30
Auditório
Verba pública, uso privado
Fábio Fabrini (Estadão)
Mateus Parreiras (Estado de Minas)

Laboratório
Estatística Básica com Excel
Lucas Abreu Maia (Estadão)
Daniel Bramatti (Estadão)

11h - 12h30
Auditório
Eleições - planejamento e cobertura
Marcelo Beraba (Estadão)
Ricardo Mendonça (Folha de S.Paulo)

Laboratório
Limpeza e organização de grandes bases de dados - Open Refine
Marco Túlio Pires (Escola de Dados)

- 12h30 a 14h - Intervalo para almoço - 

14h - 15h30
Auditório
Segurança na cobertura de manifestações e lançamento do guia prático Abraji
João Paulo Charleaux (Conectas)
Clarinha Glock (SIP)

Laboratório
Criação de mapas para visualização de dados
Daniel Bramatti (Estadão)

16h - 17h30
Auditório
Grandes reportagens
José Casado (O Globo)
Elvira Lobato

Assinatura Abraji