- 17.04
- 2012
- 12:31
- -
Seminário discute direitos da criança e de adolescentes em conflito com a lei
A realidade vivida pelos adolescentes em conflito com a lei será foco de encontro entre profissionais de comunicação e fontes de informação do Brasil e da América Latina. A programação inclui palestras, rodas de debate, grupos de trabalho, lançamentos de publicações, exposição de fotos e reuniões de pauta.
Intitulado “Direitos em Pauta: Imprensa, Agenda Social e Adolescentes em Conflito com a Lei”, o evento pretende ser ponto de encontro entre jornalistas e comunicadores, para debate de temas como desigualdade social e de oportunidades, miséria, políticas públicas e sustentabilidade.
O evento é realizado pela ANDI – Comunicação e Direitos em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, contando com patrocínio da Petrobras e apoio do Instituto Camargo Corrêa. Para o secretário-executivo da ANDI, Veet Vivarta, a questão do adolescente em conflito com a lei “é um tema cercado de preconceitos e estereótipos, de dificuldades para o avanço nas políticas públicas e de problemas na cobertura da imprensa”. O seminário busca estabelecer parâmetros para o exercício de um jornalismo de qualidade sobre o tema.
Entre outros profissionais, estarão presentes Caco Barcellos, Oscar Vilhena Vieira, Gilberto Dimenstein, Leoberto Brancher, Mauri Konig, Rosa Maria Ortiz, Marcelo Canellas, Carmem Oliveira, Eliane Trindade, Conceição Paganelle e Ricardo Noblat.
Atividades paralelas
Durante o encontro, serão lançadas duas publicações realizadas a partir de parceria estabelecida entre a ANDI e a SDH: o manual "Adolescentes em conflito com a lei: Guia de referência para a cobertura jornalística" e o estudo "Direitos em Pauta: Imprensa, agenda social e adolescentes em conflito com a lei – uma análise da cobertura de 54 jornais brasileiros entre 2006 e 2010”.
No dia de abertura, 20 profissionais de diversos estados receberão o título de “Jornalista Amigo da Criança”. Este é um reconhecimento dado pela ANDI a jornalistas que contribuem na questão do direito da criança, direta ou indiretamente. Oferecido pela ANDI e pela Petrobras, a titulação é feita com base em monitoramento detalhado da ANDI e ajuda de parcerias.
Inscrições
O evento receberá 240 participantes, entre atores da sociedade civil organizada, representantes do poder público e organizações internacionais, membros da academia e jornalistas ou comunicadores. São 80 vagas abertas para interessados. O evento é gratuito, porém não será custeado traslado e hospedagem, apenas lanche e almoço.
O quê: Seminário Direitos em Pauta: Imprensa, Agenda Social e Adolescentes em Conflito com a Lei
Quando: 22 a 24 de maio de 2012
Onde: Brasília (DF)
Público-alvo: Profissionais de comunicação, especialistas da área de Direitos Humanos e gestores públicos
Inscrições: Os interessados devem preencher o formulário disponível em www.direitosempauta.andi.org.br até o dia 29 de abril.