• 19.06
  • 2012
  • 11:25
  • -

Seminário discute corrupção e financiamento climático

Publicado em 17 de junho de 2012, no site Ecoverde.

Enviado por Agostinho Vieira.

 

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, em conjunto com a Transparency International e com apoio da Amarribo e da Escola Superior de Propaganda e Marketing, promove no Rio de Janeiro o 1º Seminário de Monitoramento do Financiamento Climático. O evento acontece amanhã, dia 18, das 10h às 13h, e se insere na agenda paralela da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

Se a corrupção é uma forma daninha de ameaça às instituições e iniciativas de governos em todo o mundo, a corrupção em mecanismos de financiamento climático ganha contornos mais perversos. Em casos assim, o desvio vai além da esfera da governança e prejudica o planeta como um todo, minando os esforços de redução do impacto ambiental da atividade humana.

O coordenador do Programa para a Integridade em Governança Climática e projetos da Transparencia Mexicana (ligada à Transparency International), o brasileiro Bruno Andrade Brandão, apresentará um tutorial pelas principais fontes de informação sobre financiamento climático. Esse data-mining de cunho prático ensinará o profissional a usar fontes oficiais de informação on-line para investigações na área ambiental. Brandão também estabelecerá alguns conceitos, como “carbon finance” e “climate finance”, essenciais para a compreensão dos mecanismos de redução de emissões.

A economista Amyra El Khalili, veterana do mercado de futuro e de capitais e pioneira no uso do termo commodities ambientais, fará a segunda exposição do seminário, sobre as fraudes mais comuns. Ela destaca que embora o trabalho de prevenção seja importante, as fraudes já estão acontecendo há anos – e, pior, só foram reveladas depois que repórteres da área de economia começaram a cobrir a crise de 2008. A experiência de Amyra em casos concretos é arma poderosa para evitar desvios futuros.

A última parte do seminário será dedicada a um debate entre os jornalistas participantes do evento e os palestrantes, coordenado por um repórter da área ambiental (ainda a ser definido). O evento será realizado no auditório da ESPM no centro do Rio de Janeiro (r. do Rosário, 90 | metrô Uruguaiana).

(Fonte/ Abraji)

Assinatura Abraji