• 08.04
  • 2005
  • 16:31
  • MarceloSoares

Selecionados para o Repórter do Futuro saem esta tarde

Até as 18h do último dia para a inscrição no Projeto Repórter do Futuro, 263 estudantes de 41 faculdades de jornalismo se inscreveram. Alguns dos que preencheram a ficha eram de outros Estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Pernambuco e Goiás.

Os inscritos se reúnem a partir das 14h deste sábado (9), na sede da Abraji, para a recepção e o teste que vai selecionar os 25 participantes finais. Os diretores da Abraji José Roberto de Toledo e Cláudio Tognolli participarão da recepção aos candidatos.

Desde as 11h, porém, haverá atividades da Oboré Projetos Especiais (que abriga a sede da Abraji), no local. A Abraji funciona na r. Rego Freitas, 454/8º andar, próximo à estação República do metrô.

Neste módulo, o tema do curso é “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”. Em eleição direta nas salas de aula de algumas das principais faculdades de jornalismo paulistanas, os estudantes selecionaram como principais problemas da cidade a violência, o trânsito e a educação – que estarão entre os temas a serem abordados durante o curso, que termina em maio. O Repórter do Futuro é promovido há 10 anos pela Oboré, e a Abraji participa de sua coordenação desde 2004.

Na abertura do projeto, além da recepção e seleção dos estudantes, será apresentado o vídeo “Meios e Liberdade de Expressão nas Américas”, produzido pelo International Center for Journalists (ICFJ) em 2003.

A proposta pedagógica do projeto prevê que cada aluno produza textos jornalísticos e busque publicá-los. Para medir o empenho real de cada participante, o projeto aplica o critério da Reembolsa – cada selecionado paga R$ 260,00 (um salário mínimo), na forma de um cheque pós-datado que lhe será devolvido ao final do módulo caso assista todas as palestras, realize uma matéria semanal e consiga publicar ao menos uma delas , ao longo do módulo.

Outra marca do Repórter do Futuro é a produção dos Cadernos de Jornalismo, onde se publica a síntese das conferências.
Assinatura Abraji