- 13.07
- 2022
- 21:00
- Abraji
Formação
Acesso à Informação
Seis treinamentos com foco em eleições para fazer no Congresso da Abraji
Com foco nos desafios deste ano eleitoral, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) realizará a jornada de atividades “Eleições 2022”. A iniciativa consiste em uma série de cursos, oficinas e debates dentro da programação do 17º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, o maior encontro de jornalistas do país.
Promovido desde 2005 pela Abraji, o Congresso está com inscrições abertas. O evento ocorrerá de 3 a 7.ago.2022 em formato misto - parte on-line e parte presencial, na FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado), em Higienópolis, São Paulo. Nos dias 3 e 4.ago.2022, será realizada a parte on-line e gratuita do Congresso; e nos dias 5, 6 e 7.ago.2022, a versão presencial e paga, sendo o último dia totalmente dedicado à quarta edição do Domingo de Dados.
As atividades da jornada “Eleições 2022” estão distribuídas nos cinco dias do evento.
No primeiro dia (3.ago.2022), estudantes e jornalistas de todo o país poderão conferir, de forma gratuita, dois cursos e uma oficina sobre o tema. A partir das 14h30 (hora de Brasília), será liberado, na plataforma oficial do Congresso, o curso “Eleições 2022: investigue dados do Judiciário e ataques à imprensa com ferramentas da Abraji”.
A equipe da Abraji vai apresentar meios que facilitam a investigação e o monitoramento de ataques e riscos à imprensa e aos jornalistas. Serão apresentadas duas ferramentas: o Publique-se, em que se podem descobrir ações judiciais que envolvam políticos, e o Ctrl+X, projeto que monitora o uso do Judiciário por figuras da cena política como forma de cercear a liberdade de expressão. Também será mostrado o processo de monitoramento de ataques e de violência de gênero contra jornalistas.
A Abraji convidou o IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) para oferecer um curso sobre as pesquisas eleitorais, mostrando objetivos e técnicas, as metodologias mais utilizadas, suas contribuições para os processos eleitorais e suas limitações. O curso “Pesquisas eleitorais: como são realizadas e quais os cuidados na hora de divulgar” estará acessível a partir das 16h30 (hora de Brasília) do dia 3.ago.2022 para os inscritos no Congresso.
Também às 16h30 (hora de Brasília), será liberada na plataforma do evento a oficina “No rastro de Tuítes apagados de políticos”, em que especialistas usarão técnicas de OSINT (Open Source Intelligence) para levantar uma base de dados e mostrar como e com que frequência as figuras públicas e políticos apagam posts nas redes sociais.
Já a programação do dia 4.ago.2022 inclui duas oficinas. Na primeira, checadores de fatos compartilham dicas de como desmontar uma desinformação eleitoral. A oficina está dividida em duas partes. A parte 1 tem como foco os formatos texto, imagem e gráfico; e a parte 2, vídeo e áudio. Participam desta atividade profissionais e colaboradores de Aos Fatos, Estadão Verifica, Lupa, Projeto Comprova e Reuters no Brasil. Acesse a partir das 14h30 (hora de Brasília).
A segunda oficina do dia reúne profissionais de O Farolete, Transparência Partidária e Poder360, além de cientista de dados, para mostrar por onde navegar para obter dados eleitorais.
Mais informações sobre a programação on-line e gratuita do Congresso podem ser conferidas aqui.
Versão paga
Acessível apenas para quem adquirir os ingressos da versão presencial do 17º Congresso e do 4º Domingo de Dados, outros dois treinamentos fazem parte da jornada “Eleições 2022”. Na sexta-feira (5.ago.2022), às 14h30 (hora de Brasília), a oficina “Como investigar relações políticas de candidatos com ferramentas da Abraji” abordará como os projetos CruzaGrafos e CruzaDados podem ajudar na cobertura jornalística.
Por último, integrando a programação do Domingo de Dados, a oficina “Técnicas de OSINT nas eleições 2022” ensinará a como coletar e analisar dados de fontes abertas, em pautas sobre eleições.
Os debates
Além das oficinas e cursos, dois debates prometem marcar a programação do 17º Congresso da Abraji. Na versão presencial, a roda de conversa “Desafios da pesquisa eleitoral em 2022” debaterá o cenário político brasileiro e as principais dificuldades da pesquisa política neste ano bastante tumultuado e marcado pela radicalização.
Ainda com convidados em confirmação, a mesa “Eleições 2022: desinformação e ameaças à democracia” reunirá jornalistas e uma autoridade do Judiciário para refletir sobre como lidar com a desinformação e as crescentes ameaças à democracia brasileira nestas eleições.
“Dicas práticas para cobrir campanhas eleitorais” reunirá repórteres experientes para compartilhar suas experiências e discutir problemas recorrentes nas coberturas de campanhas, como, por exemplo, a dificuldade para se programar para vários eventos simultâneos, com quem conversar para obter informações de bastidores, quando é o melhor momento para fazer fontes em um governo que vai se formar.
Links rápidos
Nesta página, você tem acesso à programação completa, além de mais informações sobre os convidados da 17ª edição. Clique aqui para se inscrever na versão on-line. Para adquirir os ingressos da versão presencial, basta acessar esta área da página do Congresso. As principais dúvidas relacionadas ao evento, como o funcionamento do modelo misto, foram respondidas nesta seção.
Foto de capa: Tomaz Silva/Agência Brasil