Segurança de prefeita interrompe cobertura e quebra equipamento de repórter no PR
  • 31.05
  • 2022
  • 18:50
  • Abraji

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Segurança de prefeita interrompe cobertura e quebra equipamento de repórter no PR

Foto: reprodução da internet

O repórter Carlos Ozorio, do portal BnT (Boca no Trombone), de Ponta Grossa (PR), teve seu equipamento derrubado, sendo impedido de trabalhar enquanto fazia a transmissão de um evento da prefeitura com o governador do estado, Ratinho Júnior (PSD), no dia 30.mai.2022. Ozorio notou que seguranças do governador e da prefeita, Elizabeth Schmidt (PSD), retiraram da plateia pessoas que tentavam vaiar a prefeita. Enquanto narrava o evento, Ozorio foi interpelado por um segurança de Schmidt, que interrompeu a transmissão, derrubou o equipamento do repórter e, segundo o jornalista, o ameaçou. Parte da cena pode ser vista na própria transmissão do evento, nos cinco minutos finais do vídeo. 

Marcos Silva, jornalista responsável pelo portal, afirmou à Abraji que a agressão, além de cercear o trabalho da imprensa, causou prejuízo de R$ 8 mil devido aos danos aos equipamentos. Silva registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil e afirmou que ingressará com uma queixa-crime contra o segurança. Silva disse que o segurança, um agente municipal a serviço da prefeita, estaria “revidando” a cobertura que o BnT faz sobre a gestão municipal. 

Questionada pela Abraji, a assessoria de imprensa da prefeita afirmou que o funcionário público negou a agressão. “A prefeita repudia qualquer tipo de violência, inclusive contra a verdade. O servidor já registrou boletim de ocorrência e nega qualquer ato de violência contra o repórter”, diz nota da prefeitura, que não informou se vai apurar o caso.

Professores do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa e o Sindicato dos Jornalistas do Estado do Paraná divulgaram notas repudiando a agressão e se solidarizando com o jornalista e o portal.


 

Assinatura Abraji