- 06.12
- 2006
- 08:14
- Belisa Figueiró
Segurança da Presidência agride fotógrafo
O fotógrafo Lula Marques, da sucursal da Folha de S. Paulo em Brasília, foi agredido por um segurança da Presidência da República enquanto cobria um evento beneficente, que contou com a presença da primeira-dama Marisa Letícia, no dia 2 de dezembro. Segundo Marques, durante toda a arrecadação dos presentes para as crianças, a imprensa esteve no local e não houve atritos. Mas na saída, quando a primeira-dama entrou no carro, os fotógrafos passaram pela grade do alambrado para registrar uma imagem mais de perto e apenas um segurança não deixou Marques passar.
Ele imobilizou o fotógrafo e deixou hematomas nos ombros. O flash da máquina foi quebrado. Outros seguranças e mais alguns fotógrafos tentaram afastar o funcionário e impedir a agressão. O Gabinete de Segurança Institucional não informou o nome do segurança e, de acordo com o assessor chefe de imprensa, Homero José Zanotta Vieira, o procedimento é considerado normal durante os eventos da Presidência.
Marques não registrou boletim de ocorrência e a direção do jornal decidiu esperar pelas investigações e punição que o gabinete havia prometido. Mas segundo Zanotta Vieira, não haverá um inquérito sobre o caso.
Ações recomendadas:
Solicitar ao Gabinete de Segurança Institucional que investigue o caso e denuncie o segurança, visto que a agressão é um atentado contra a liberdade de imprensa.
Dirigir-se a:
Gabinete de Segurança Institucional
Endereço: Palácio do Planalto – 4º andar – Brasília/DF
Fone: 61 3411 1480/1479
E-mail: [email protected]