• 27.05
  • 2015
  • 06:26
  • -

Segundo caso de comunicador encontrado morto em menos de uma semana preocupa Abraji

A descoberta do corpo do radialista Djalma Santos da Conceição neste sábado (23.mai.2015) em Timbó, na Bahia, traz consternação à Abraji. É o segundo comunicador encontrado morto em menos de uma semana: no último dia 18, o blogueiro Evany José Metzker foi encontrado morto em Padre Paraíso (MG).

Conceição foi sequestrado por três homens na sexta-feira (22), quando estava em seu bar na cidade de Governador Mangabeira, onde vivia. Encapuzado, foi levado sob a mira de armas para o porta-malas de um carro. O radialista foi alvejado por cerca de 15 tiros, teve a língua cortada e um dos olhos arrancados.

Tal como no caso de Metzker, a motivação do crime não está clara, mas a polícia não descarta ligação com a atividade de Conceição na rádio comunitária RCA. Ele era apresentador do programa Acorda Cidade e, segundo os irmãos e colegas, era bastante incisivo em críticas a políticos locais, além de cobrir pautas criminais.

A morte violenta de comunicadores fora dos grandes centros não é novidade. Conforme esses cidadãos tomam para si a atividade de informar -- e, muitas vezes, de revelar problemas e corrupção em suas regiões --, tendem a ser a maioria das vítimas de violência em um país que ainda guarda traços de coronelismo. Crimes como o de Conceição e de Metzker devem ser investigados com rapidez e punidos com rigor.

Diretoria da Abraji, 27 de maio de 2015

Assinatura Abraji