- 16.07
- 2012
- 14:11
- -
Secretário do Contas Abertas: jornalista com interesse em informações da transparência terá campo de trabalho
Publicado em 12 de julho de 2012, no Comunique-se.
Nathália Carvalho
Com seis horas de duração, uma das palestras que abriu o 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo nesta quinta-feira, 12, foi ministrada pelo secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castello. O profissional, acompanhado de uma sala com cerca de 50 pessoas, trouxe à ocasião informações sobre investigação de gastos públicos. Com entusiasmo, comentou logo no início que "o jornalista que se importar com informações da transparência terá grande campo de trabalho".
De acordo com o que mostrou, inúmeros dados sobre gastos do governo estão disponíveis na internet e, neste momento, basta apenas saber o que e onde procurar. Castello reconhece que, para o Brasil, é difícil mudar uma cultura onde grande parte das informações ficava escondida.
Ainda sobre as investigações, Castello comentou que o profissional de imprensa não deve ter medo dos processos e, principalmente, precisa conhecer as ferramentas e dados para que não seja "enrolado" por fontes governamentais. Ele credita a mudança à tecnologia e ao crescimento do país. Entretanto, alerta para o fato de os repórteres focarem as cobranças somente em um único lugar. "O jornalista cobra mais informações de Brasília do que de uma cidade no interior. Por isso há mais transparência da União do que do Estado", explicou.
Gil Castello participou do primeiro dia de palestras do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Dicas
O secretário apresentou diversos pontos e explicou como trabalhar com os sites de informações. Acompanhe abaixo a lista de sites que os jornalistas podem utilizar para conseguir dados e produzir reportagens.
Serviço de Informação ao Cidadão - Acesso à informação
Portal da Transparência - Copa 2014
Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva – SINAENCO
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão