Santa Catarina revisa transparência de dados depois de reportagens que apontaram imprecisões
  • 03.09
  • 2020
  • 16:30
  • Abraji

Liberdade de expressão

Santa Catarina revisa transparência de dados depois de reportagens que apontaram imprecisões

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) publicou na segunda-feira, 31.ago.2020, uma nota declarando que trabalha junto com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) para esclarecer divergências no número de casos de covid-19.

No dia 22.ago.2020, a Abraji publicou uma reportagem mostrando a inconsistência dos dados abertos fornecidos pelo governo catarinense e também a dificuldade de alguns repórteres em contactar a assessoria de imprensa oficial. Jornalistas do NSC publicaram relatos semelhantes.

Segundo a nota da SES, todos os parâmetros utilizados na integração dos sistemas que compõem a estrutura de dados de controle da crise sanitária foram revisados, e foram identificados duas necessidades de aprimoramento:

  • Casos que possuíam mais de uma notificação com critérios de confirmação diferentes (uma mesma pessoa que tinha a doença confirmada e depois descartada). Nessa situação, a infecção não era contabilizada. A secretaria teve de realizar ajustes na estrutura de dados para que esses quadros passassem a ser contabilizados como casos confirmados.
  •  A plataforma de transparência catarinense, a SC Digital, recebe a informação de todos os testes para COVID-19 realizados pelos laboratórios privados, independente da metodologia aplicada. Estas informações são transferidas através de uma planilha para a estrutura de dados. Por isso, os resultados dos testes não eram adicionados ao banco de dados de forma padronizada e não era possível realizar a leitura de todos os casos confirmados.

Com a revisão do sistema, foram registrados quase 31 mil novas infecções por covid-19 no estado. Mais de 75% desses casos são de fev.2020 a jul.2020, conforme levanta Cristian Edel Weiss, repórter da NSC, afiliada da Rede Globo em Santa Catarina e responsável desde mar.2020 pelo painel sobre a evolução da crise sanitária no estado.

Santa Catarina passou da nona para a sétima posição entre os estados com mais casos confirmados, somando os novos registros.

Ainda de acordo com Weiss, o governo avançou em transparência disponibilizando um novo painel em que divulga cada óbito registrado em Santa Catarina e ao assumir as inconsistências nos dados, mas não retomou as coletivas de imprensa que no início da crise sanitária eram realizadas diariamente.

A nota da SES não menciona questões relacionadas às coletivas de imprensa citadas na reportagem da Abraji. 

::Leia a nota na íntegra::

Assinatura Abraji