• 25.11
  • 2015
  • 14:55
  • -

Sábado Resistente do mês de novembro presta homenagem a Milton Bellintani

No próximo sábado, dia 28, a partir das 14h, o Núcleo de Preservação da Memória Política e o Memorial da Resistencia dedicarão o Sábado Resistente deste mês à memória do jornalista e importante defensor dos direitos humanos, Milton Bellintani, falecido no dia 6 vítima de um ataque cardíaco fulminante.

Esta singela homenagem se realizará no auditório Vitae (5º. Andar do Memorial da Resistencia – Rua General Osorio 66- Luz) com o apoio e parceria de diversas instituições.

Milton Bellintani foi jornalista, professor e coordenador de vários cursos em diversas entidades. Teve uma atuação bastante diversificada e compartilhou sempre seus conhecimentos com pesquisadores e instituições de ensino. Seu interesse pelas questões políticas, não somente partidárias, mas também em defesa da memória política e dos direitos humanos se intensificou quando seu pai foi preso pelos agentes do DOI-Codi por ser membro do Partido Comunista Brasileiro em abril de 1974. Desde então, passou a se interessar de modo mais ativo sobre as questões da ditadura brasileira e latino-americana. Seu interesse e paixão pela diversidade cultural da América Latina o levou a atuar em diversas produções audiovisuais, contribuindo com muitos trabalhos sobre o tema.

Milton presidiu a Comissão da Verdade do Sindicato dos Jornalistas e a Associação Amigos do Arquivo Público do Estado, foi um dos diretores do Núcleo de Preservação da Memória Política e um parceiro inestimável do Memorial da Resistência de São Paulo.

Por todas as razões expostas acima, consideramos este último Sábado Resistente deste ano como muito especial, pois reuniremos amigos, colegas e parceiros para prestar uma justa homenagem ao nosso companheiro que tão cedo se despediu e deixou um grande vazio na luta pelos direitos humanos, memória, verdade e justiça.

 

PROGRAMAÇÃO
14h –
Boas vindas - Kátia Felipini Neves (Memorial da Resistência de São Paulo)
14h15 – Leitura de poemas – Dulce Muniz (Teatro Studio Heleny Guariba)
14h30 – Homenagem dos companheiros de trabalho  
Coordenação – Ana Paula Brito (Memorial da Resistência e Núcleo Memória)
- Cristina Ocariz  (Instituto Sedes Sapientae, diretora da Clinica de Testemunhos)
- Paulo Zocchi (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de SP)
- Sergio Gomes  (Instituto Oboré)  
- Christy Ganzert Pato (Escola do Parlamento–Câmara Municipal de SP)
- Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política)
- Aristeu Bertelli da Silva (Conselho Regional de Psicologia de São Paulo)

15h30 – Entrega oficial das mensagens recebidas da Rede Latino-Americana de Sítios de Consciência - Kátia Felipini (Memorial da Resistência de São Paulo)
16h – Homenagem dos familiares
- Encerramento musical pela Companhia do Tijolo

Assinatura Abraji