• 22.12
  • 2014
  • 10:47
  • -

Retrospectiva 2014: Caixa de ferramentas para jornalistas

Em 2014, foram publicados guias e manuais para jornalistas e estudantes de jornalismo. A Abraji disponibilizou ou ajudou a disponibilizar quatro deles; outros vieram de parceiros e outras organizações próximas.

Reunimos os principais na lista abaixo.

Manual de Jornalismo de Dados

Versão traduzida e ampliada do Data Journalism Handbook. A tradução para português ficou sob responsabilidade da Abraji e foi coordenada pelo jornalista Tiago Mali, que trabalhou ao longo de 2013 com 26 voluntários para chegar ao resultado final.

Guia para repórteres "Explorando Dados do Petróleo"

Tradução de um guia da organização alemã Open Oil para o português, coordenada pelo diretor da Abraji Paulo Oliveira. Ele passou uma temporada em Moçambique em 2014, coordenando uma mentoria em Jornalismo Especializado em Desenvolvimento Econômico com ênfase no setor de gás e petróleo.

Lei de Acesso a Informações: o que você precisa saber

Produzido pela Abraji com financiamento do Programa Internacional para Desenvolvimento da Comunicação da UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Comunicação e Cultura).

Manual de Segurança para Cobertura de Protestos

O guia foi elaborado a partir de entrevistas com repórteres agredidos, presos ou hostilizados durante os protestos que tomaram as ruas a partir de junho de 2013. O material também compila recomendações de diversos manuais internacionais para situações de passeatas e manifestações.

A Investigação a partir de histórias: um manual para jornalistas investigativos

Versão em português do livro “Story-Based Inquiry”, editado pela Unesco. “Há uma série de reportagens investigativas importantes produzidas em espanhol e português, em países como Brasil, México e outros países latino-americanos, bem como na Europa, África e, em particular, em Moçambique.” ressalta o autor Mark Lee Hunter, que acredita no uso do jornalismo investigativo para também buscar “elementos replicáveis do sucesso, ou as melhores práticas”.

Guia para jornalistas com referências e informações sobre enfrentamento ao tráfico de pessoas

Publicação da ONG Repórter Brasil que pretende contribuir para ampliar e qualificar a cobertura jornalística sobre a temática, auxiliando os profissionais de comunicação a abordarem de forma mais aprofundada o tráfico de pessoas, buscando entender os problemas e seus contextos e evitando sensacionalismos, estereótipos, preconceitos e mitos.

Manual de Verificação

Versão em Português do Verification Handbook, do European Journalism Centre. É voltado para jornalistas que têm de usar informações geradas por usuários - especialmente em redes sociais - em situações de emergência. A tradução para português foi conduzida pela agência Paradox Zero, com a colaboração de Luísa Ferreira, Moreno Osório e Paulo Rebêlo.

Ferramentas Digitais para Jornalistas

E-book do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas feito pela jornalista argentina Sandra Crucianelli. A tradução do livro é fruto da parceria entre o Centro Knight, da Universidade do Texas (EUA), e o programa para o fortalecimento da Mídia em Moçambique.


Assinatura Abraji