Repórteres mineiros relatam hostilidades durante cobertura jornalística
  • 18.08
  • 2020
  • 15:55
  • Abraji

Liberdade de expressão

Repórteres mineiros relatam hostilidades durante cobertura jornalística

No dia 13.ago.2020, os repórteres Dany Starling, dono do site Observatório Luziense, e Ramon Damásio, diretor do jornal Virou Notícia, tentaram obter informações sobre a Operação Disruptura, deflagrada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), na cidade de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte.

A investigação, iniciada em 2017, resultou no afastamento, por 180 dias, do secretário municipal de Cultura de Santa Luzia, Ulisses Brasileiro Filho.

Os dois profissionais relatam que tentaram, sem sucesso, apurar previamente informações por telefone com a Diretoria de Comunicação da Prefeitura. Ambos se dirigiram pessoalmente à sede do Executivo para acompanhar os mandados de busca e apreensão do MPMG. O material apreendido constará no processo que apura crimes de desvio de recursos públicos.

No entanto, o carro em que os dois estavam foi barrado na portaria, como mostram essas imagens. Segundo Dany Starling, um segurança proferiu ameaças, chamou a Guarda Municipal e o empurrou. Ainda de acordo com o jornalista mineiro, um outro servidor chegou a prometer que a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Luzia enviaria uma pessoa para prestar informações, mas ninguém apareceu.

A Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Santa Luzia deu outra versão sobre o episódio.

Em nota enviada à Abraji, declarou que “um dos jornalistas tentou invadir a prefeitura com seu veículo particular, deixando o carro parado no portão principal e bloqueando a entrada e saída de veículos oficiais”. E acrescentou: “A ordem legal para [os jornalistas] se retirarem foi dada, pois o expediente não tinha começado.” Segundo a Diretoria de Comunicação, Starling e Damásio chegaram à prefeitura antes das 8h do dia 13.ago.2020.

Ainda de acordo com a Diretoria, o Ministério Público entrou no prédio às 6h. O supervisor de segurança da Prefeitura, Rogério Assis, impediu o acesso, porque “toda a investigação, por ter caráter sigiloso, não justificaria a presença de pessoas estranhas, nem mesmo da imprensa, no interior da Prefeitura.” A Prefeitura não comentou sobre as acusações de que o segurança teria empurrado Dany Starling. Mas afirmou que, “caso sejam constatados abusos cometidos por servidores municipais, serão tomadas as providências cabíveis”.

Assinatura Abraji