• 25.10
  • 2016
  • 15:18
  • Abraji

Repórteres e cinegrafistas são agredidos e ameaçados em Vitória

Equipes de duas emissoras de TV do Espírito Santo foram agredidas nesta terça-feira (25.out.2016) enquanto faziam a cobertura de um protesto por causa da morte de um adolescente no bairro do Itararé, em Vitória.

O repórter Arleson Schneider e o cinegrafista Marley Rocha, da TV Vitória, foram encurralados por cerca de 25 pessoas que participavam do protesto. Schneider foi ameaçado com uma faca e Rocha foi alvo de tentativas de socos. Ambos conseguiram sair sem ferimentos, ajudados por um dos moradores da região.

A equipe da TV Gazeta também foi alvo de ataques. Durante entrada ao vivo no jornal da hora do almoço, o repórter Fábio Linhares, o cinegrafista Luciney Araújo e dois operadores técnicos foram ameaçados por outro grupo de cerca de 30 manifestantes munidas de paus e pedras.

Os profissionais conseguiram correr e se abrigar em uma papelaria próxima ao local. O carro da emissora foi depredado.

A Abraji considera o caso grave e exige que as autoridades responsáveis identifiquem e punam os agressores com celeridade. Toda violência contra jornalistas é um ataque à liberdade de imprensa e fragiliza direitos fundamentais como o que exerciam os próprios agressores: o de manifestação.

Diretoria da Abraji, 25 de outubro de 2016

Assinatura Abraji