• 31.10
  • 2006
  • 19:18
  • Belisa Figueiró

Repórteres da revista Veja sofrem ameaças em depoimento à Polícia Federal

Os repórteres Marcelo Carneiro, Julia Duailibi e Camila Pereira prestaram depoimento à Polícia Federal sobre uma suposta investigação interna da corregedoria para apurar  denúncias de reportagens da Veja. Os jornalistas fizeram matérias sobre o envolvimento de policiais em atos descritos como “operação abafa”, destinada a afastar Freud Godoy, assessor da presidência da República, na tentativa de compra do dossiê falso que seria usado para incriminar políticos adversários do governo. Segundo a nota publicada no site da revista, “para surpresa dos repórteres sua inquirição se deu não na qualidade de testemunhas, mas de suspeitos”.

Para os jornalistas, o depoimento foi um abuso, com ameaças e constrangimentos. O delegado Moysés Eduardo Ferreira teria dito que a reportagem era uma “falácia” e questionou a jornalista Julia pela “fabricação de notícias” sobre a PF por parte de Veja.

Em nota oficial, PF negou qualquer irregularidade. O depoimento, segundo o texto, faz parte do inquérito instaurado para investigar possíveis crimes praticados pela Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo denunciados pela própria revista. A nota também afirma que “em nenhum momento os repórteres, ou sua advogada, manifestaram às referidas autoridades a contrariedade ou discordância com a condução do depoimento, causando surpresa à este órgão a conotação de suposta arbitrariedade que vem sendo dada ao procedimento em questão”.

Assinatura Abraji