Repórteres contam como é feita a cobertura de segurança pública no Brasil
  • 05.06
  • 2019
  • 14:30
  • Natália Silva

Formação

Repórteres contam como é feita a cobertura de segurança pública no Brasil

No 14º Congresso da Abraji, que acontece entre 27 e 29 de junho em São Paulo, a cobertura de segurança pública estará em pauta. O tema, sempre relevante, será debatido a partir de coberturas jornalísticas por meios de abrangência nacional ou local. 

Rafael Soares, repórter especializado na cobertura de segurança pública e Natália Viana, fundadora da Agência Pública e autora de quatro livros sobre violações de direitos humanos, falam sobre os bastidores de reportagens que expuseram casos de tortura em um quartel do Exército no Rio de Janeiro. Soares e Viana compartilham técnicas de apuração que podem ser usadas para investigar outros casos.

Allan de Abreu, repórter da piauí; Chico Otávio, repórter do O Globo, vencedor de cinco prêmios Esso e ex-presidente da Abraji e Sérgio Ramalho, do The Intercept Brasil, dividem o auditório principal do evento em um debate sobre a cobertura das investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco. Os jornalistas falam sobre os dilemas éticos da reportagem e como se escolher o que divulgar e o que manter em sigilo. A mediação será feita por Angelina Nunes, ex-presidente da Abraji.

Dani Moura, jornalista com mais de 20 anos de experiência, é hoje coordenadora de comunicação da Redes da Maré, uma instituição com ações voltadas para as 16 favelas que compõem o complexo localizado na zona norte do Rio de Janeiro. Junto com Anabela Paiva, consultora de comunicação do Observatório da Intervenção do Centro de Estudos de Segurança Pública, e Thiago Paiva, jornalista freelancer que trabalhou no jornal O Povo, do Ceará e é autor de reportagens sobre polícia e políticas de drogas, falam sobre a cobertura de segurança pública no olhar local. A mediação fica a cargo de Luís Adorno, repórter do UOL especializado no assunto.

Quer saber mais sobre os bastidores da cobertura de segurança pública no Brasil? Inscreva-se no 14º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo. A programação completa do evento está disponível no site.

Assinatura Abraji