• 07.05
  • 2007
  • 11:17
  • -

Repórter que denunciou aliciamento de menores é assassinado em SP

O jornalista Luiz Carlos Barbon Filho, de 37 anos, responsável pela denúncia em 2003 de um esquema de aliciamento de menores envolvendo quatro empresários, cinco vereadores e um garçom de Porto Ferreira, no interior de São Paulo, foi assassinado enquanto estava em um bar no centro da cidade, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. Ele foi baleado por volta das 21h de sábado, foi socorrido com vida, mas morreu no hospital na manhã de domingo.


A denúncia de Barbon Filho ganhou repercussão nacional. Na época, os acusados chegaram a ser detidos, julgados e condenados a 40 anos de prisão.  No entanto, vereadores e empresários já foram liberados e apenas o garçom que comandava o esquema continua preso. O vereador Luís César Lanzoni, um dos condenados na Justiça pelo crime, foi reeleito em 2004, enquando cumpria pena. Libertado em novembro de 2006, ele tomou posse em abril deste ano. Já o delegado do caso na época, Maurício Rasi (PT), é o atual prefeito da cidade.

A polícia investiga a possibilidade de o assassinato estar relacionado a essa série de reportagens, mas também não descarta o fato de o crime ter ligação com outras notícias publicadas em meios de comunicação da cidade pelo jornalista. De acordo com o delegado Eduardo Campos, Barbon Filho tinha vários desafetos, incluindo autoridades, por sua atuação como repórter.

Minutos depois do ataque a Barbon Filho, outro homem foi morto, em um crime com as mesmas características - assassinado a tiros por dois homens que estavam em uma moto. A polícia trabalha com a hipótese de este último ter sido praticado apenas para dificultar as investigações.

De acordo com a viúva Cátia Rosa Camargo, o jornalista freqüentemente recebia ameaças de morte, muitas por cartas anônimas ou telefonemas. Ela contou que após as denúncias sobre aliciamento de menores, Barbon Filho teve de fechar  o jornal  Realidade, que editava em Porto Ferreira e passou a colaborar com a Rádio Porto FM. Além disso, mantinha colunas no Jornal do Porto e JC Regional.
Assinatura Abraji