• 09.08
  • 2007
  • 16:09
  • -

Repórter faz caderno especial com o que aprendeu em curso da Abraji e do IAS

João Pessoa completou 422 anos de existência como a melhor cidade da Paraíba para se viver, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A informação foi dada pela repórter Henriqueta Santiago, do Correio da Paraíba, numa série de matérias especiais sobre o aniversário da cidade, publicadas em 5 de agosto.

 

Henriqueta fez as matérias com base no que aprendeu no curso Jornalismo para o Desenvolvimento Humano, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e pelo Instituto Ayrton Senna. “Utilizamos dados do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e informações adquiridas durante o curso. Fizemos o ranking dos 10 municípios da Paraíba com maior IDH e falamos, principalmente, da capital paraibana, que tem maior índice do Estado”, conta a repórter.

 

Além de informações sobre educação, longevidade e saúde, as reportagens também trouxeram informações sobre as praças e áreas verdes da cidade, planos do prefeito para melhorar a qualidade de vida da população e a preocupação de especialistas com a necessidade de se reduzir a violência.

 

A segunda cidade no ranking estadual de maiores IDHs é Cabedelo, na Grande João Pessoa. “Segundo o pesqui­sador da UFPB Edson Ri­beiro, Cabedelo possui a segunda maior renda per capita do Estado (R$ 302,76), por causa prin­cipalmente do Porto, do turismo e da produção imobiliária, construções e casas de veraneio. ‘Muitos edifícios estão sendo cons­truídos e é um município que tem também um par­que industrial atacadista. É pequeno com escolas e características urbanas, onde a população tem acesso aos serviços de saúde.’”, diz a reportagem.

 

Clique abaixo para ler a íntegra das matérias em PDF.

Assinatura Abraji