• 24.03
  • 2005
  • 10:33
  • MarceloSoares

Repórter e fotógrafo agredidos em bar do Ceará

Um repórter e um fotógrafo do jornal Diário do Nordeste foram ameaçados num bar em Fortaleza (CE), no sábado, 19 de março. O fotógrafo Thiago Gasper teve seu flash quebrado no tumulto. Os jornalistas cobriam uma inspeção policial no local, que deveria ser fechado por ocupar um espaço público sem licença da Prefeitura ou da Vigilância Sanitária.

Thiago e o repórter Aécio Santiago chegaram ao “Bar do Papai” na madrugada de sábado, com a polícia. Quando os donos do bar, Maurício e Fábio Leal, souberam que o local deveria ser fechado, decidiram, junto com alguns clientes, agredir fisicamente os policiais. Logo, os jornalistas se tornaram alvo.

“Nós cobríamos a briga quando começamos a ser ameaçados verbalmente por pessoas que não se identificaram. Exigiam que saíssemos do estabelecimento e, alegando conhecer juízes e pessoas ligadas aos donos do jornal, diziam que nossa matéria jamais seria publicada”, afirmou Santiago. Uma cliente quebrou o flash do fotógrafo. Os jornalistas saíram do local sem sofrer agressão física.

Segundo a polícia, os donos do bar foram detidos e logo após liberados. Devem responder ao processo em liberdade. O Sindicato dos Jornalistas do Ceará publicou nota nos jornais da região, pedindo que as autoridades não deixem “impunes os vândalos que desrespeitam representantes legais dos Poderes Municipais, Estaduais e violam os princípios básicos da liberdade de imprensa”. Déborah Lima, presidente do sindicato, pretende mover ação judicial contra o bar por danos morais e materiais aos jornalistas.

Os donos do bar não foram encontrados para comentar o caso. O local está fechado desde o último sábado e ainda não tem data certa para reabrir.

Ações recomendadas:

Escrever ao Sindicato dos Jornalistas do Ceará, apoiando a decisão da entidade de entrar com ação judicial em apoio aos jornalistas
E-mail: [email protected]

Escrever à Polícia Civil do Ceará exigindo investigação e punição dos envolvidos na ameaça aos jornalistas
E-mail:[email protected]
Fax: 00 55 85 455 8124




A Abraji, em parceria com o Instituto Prensa y Sociedad, mantém um projeto que divulga alertas sobre atentados a liberdade de imprensa no Brasil. Os textos produzidos são divulgados para o mundo inteiro através da rede IFEX – International Freedom of Expression Exchange.

Caso você saiba de alguma agressão à liberdade de imprensa, envie um email para [email protected]. Todos os alertas são checados antes da publicação.
Assinatura Abraji