• 08.04
  • 2009
  • 15:25
  • Mariana Baccarin

Repórter é ameaçada por membro do Batalhão de Choque da Polícia Militar durante partida de futebol em Recife


A repórter Carly Falcão, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) de Recife, Pernambuco, foi ameaçada por um membro do Batalhão de Choque da Polícia Militar no último domingo, 5, enquanto cobria uma partida de futebol.

A repórter filmou um policial agredindo um torcedor enquanto estava na torcida do Santa Cruz, um dos times que disputava o jogo. O policial foi até ela e se apresentou como major. “Disse que são pessoas ‘desse tipo’ que viram estupradores e bandidos; e que eu deveria apagar aquele vídeo, caso contrário, algo de ruim aconteceria comigo”, disse a repórter à Abraji. 

Falcão disse que foi intimidada e apagou o vídeo na frente do policial, que esperava ao lado da repórter até que o vídeo fosse deletado.  Segundo a repórter, depois que o policial saiu de perto dela, o diretor da torcida organizada do time Santa Cruz disse que os policias haviam usado spray de pimenta durante a briga, atingindo várias pessoas.
 
 O SJCC não fez boletim de ocorrência. “O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação sabe que a melhor receita para enfrentar atos de força é o exercício do bom jornalismo. A imparcialidade que pauta a nossa cobertura é a melhor resposta para qualquer tentativa de censura ou ameaça grave à liberdade de informação", afirmou o grupo de comunicação, em nota oficial. 

 A Abraji procurou, via telefone e e-mail, a assessoria da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e a Comunicação Social da Polícia Militar de Pernambuco, mas não obteve uma posição até a publicação deste alerta.

Assinatura Abraji