• 01.10
  • 2009
  • 13:31
  • Kívia Costa

Repórter é agredido em Pernambuco

O Repórter Rafael Dias foi agredido na noite desta segunda-feira, 28, na portaria do jornal onde trabalha, o Diário de Pernambuco, por dois homens que identificaram-se como filhos do vereador Luiz Vidal, Recife, falecido no sábado 26. Rafael levou um soco, teve sangramento, hematomas na boca e um dente quebrado.


A família de Vidal disse que ficou descontente com uma matéria publicada pelo jornal sobre a antecipação do sepultamento do político. A reportagem teria sido "irresponsável" e "imprudente" ao revelar a possível causa mortis do parlamentar. Dias discorda e acredita que o ato não se justifica. "Mesmo que houvesse um erro jornalístico, nada justifica uma agressão física, um gesto de barbárie. Foi um ato covarde não só contra um profissional, mas contra o direito à liberdade de expressão e de imprensa", diz.


Desde o ocorrido, Dias está de licença médica e anda sob escolta de seguranças do Diário de Pernambuco. "Temo pela minha integridade física, porque os dois agressores continuaram a fazer ameaças depois do ataque e sabem onde trabalho", diz.


O jornalista prestou queixa de lesão corporal e um inquérito foi aberto na delegacia de plantão do bairro Santo Amaro, em Recife. O repórter também fez exame de corpo de delito no IML e o resultado da perícia deve sair em dez dias. O processo criminal será investigado pelo Distrito da Boa Vista. "Também estou estudando a possibilidade de entrar com ação cível por danos morais", diz Dias.

Assinatura Abraji