• 18.07
  • 2016
  • 07:57
  • -

Repórter do Futuro abre inscrições para módulo “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), a Oboré Projetos Especiais e a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo abrem inscrições para a 9ª edição do módulo do Projeto Repórter do Futuro, o “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter”. Ao todo, são 25 vagas para estudantes universitários da graduação interessados em conhecer técnicas de jornalismo e explorar a cidade de São Paulo. O curso é gratuito.

Os alunos selecionados terão a oportunidade de entender melhor alguns dos desafios da cidade de São Paulo além de conversar e entrevistar especialistas em sustentabilidade, urbanismo, mobilidade, educação, saúde e desigualdade.

Para Jennifer Mendonça, estudante de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero que participou do curso no ano passado, uma das lições que o projeto deixou é que “para falar da e sobre a cidade, é preciso conhecê-la”. 

Ao longo do curso, os participantes devem produzir reportagens com as informações colhidas de encontros e entrevistas coletivas com especialistas na questão urbana.  Jennifer conta que as coletivas a ensinaram mais sobre o trabalho de reportagem: “Antes, eu pensava que o jornalista escrevia somente sobre aquelas perguntas que formam uma notícia (quem, como, onde...). Depois do curso, eu percebi que a gente lida e escreve sobre pessoas. E isso é uma responsabilidade imensa.” afirma. Ela destaca ainda que os encontros “mostraram como é importante a preparação para abordar esses assuntos [ligados à questão urbana]”.

Os participantes devem produzir, ao final, uma reportagem de conclusão. Na “Operação Ponto Final”, os alunos vão até um terminal de trem, metrô ou ônibus e viajam a partir dali para algum ponto distante do Centro da cidade, que deve ser então a pauta. A reportagem deve se relacionar a alguma área estudada durante o curso. Para Jennifer, esse trabalho foi fundamental para perceber como o espaço em que ela vive é limitado.

Ao fazer uma reportagem em vídeo sobre uma escola ocupada no extremo sul da cidade, ela conta ter visto “como há diferença de alcance de políticas públicas nos locais mais periféricos. Estar no lugar é uma percepção que impacta, que comove”. 

Além de conhecimento, o curso deu a Jennifer oportunidades de trabalho. “Passei a trabalhar recentemente na Câmara Municipal por causa de um dos textos que eu publiquei no portal de lá.”, conta.

Para se inscrever no módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter, é necessário preencher  este formulário. O encontro de confraternização e seleção para o projeto acontece no dia 13 de agosto de 2016, na Sala Sérgio Vieira de Mello, na Câmara Municipal de São Paulo. Só podem participar desse evento aqueles que tiverem preenchido o formulário de inscrição.

Os critérios de seleção baseiam-se no interesse pelo tema, experiência pessoal, profissional ou acadêmica, clareza na exposição de ideias e motivação. Cinco vagas são reservadas para os estagiários de comunicação da Câmara Municipal.

Algumas das reportagens produzidas nas edições anteriores do módulo “Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter” foram publicadas em um livro, o “Cadernos de Jornalismo”, do Repórter do Futuro. A versão digital do livro está disponível neste link.

PROGRAMAÇÃO:

13/8 ENCONTRO DE SELEÇÃO | Aula Magna São Paulo, Megacidade [14h – 17h] Ermínia Maricato – FAU/USP

17/9 Tema 1 | Mobilidade [14h – 17h] Frederico  Bussinger - Idelt 

24/9 Tema 2  | Saúde [14h – 17h] Marilia Louvison – FSP/USP e APSP

8/10 Tema 3  | Desigualdades   [14h – 17h] Márcio Pochmann – FPA e CESIT/Unicamp

15/10 Tema 4  | Educação   [14h – 17h] Maria Victória Benevides – FE/USP

22/10 Tema 5  | Sustentabilidade [14h – 17h] José Eli da Veiga – FEA/USP

03/12 ENCONTRO DE AVALIAÇÃO E ENCERRAMENTO [14h – 17h] Equipe de coordenação 

 

 

 

 

 

Assinatura Abraji