Repórter de rádio mineira é proibido de entrar nas dependências do Atlético-MG
  • 09.02
  • 2018
  • 14:15
  • Rafael Oliveira

Liberdade de expressão

Repórter de rádio mineira é proibido de entrar nas dependências do Atlético-MG

O repórter Léo Gomide, setorista do Atlético-MG na Rádio Inconfidência, foi proibido de entrar na Cidade do Galo “até segunda ordem”. A proibição, anunciada ontem pelo diretor de futebol do clube, Alexandre Gallo, tem relação com o atrito entre o repórter e o agora ex-técnico da equipe Oswaldo de Oliveira.

Gomide, que cobre o Atlético-MG desde 2011, questionava o treinador sobre a atuação do clube no empate em 1x1 contra o Atlético-AC. Irritado com o teor da pergunta, Oswaldo interrompeu o repórter várias vezes, dizendo que ele estava fazendo “perguntinhas mal-intencionadas” e era “tendencioso”. Após as interrupções, o jornalista desistiu de fazer mais perguntas e paralisou a transmissão que estava fazendo. Em outro vídeo, em que é possível ver a continuação da entrevista coletiva, outro repórter fazia uma pergunta quando Oswaldo partiu para cima de Gomide tentando agredi-lo, sob a alegação de que o repórter o teria ofendido.

Em nota publicada no dia seguinte, o técnico se desculpou e disse ter ouvido “o maior desaforo de toda a carreira do jornalista Léo Gomide”. O Atlético-MG apontou o repórter Paulo Henrique do Nascimento, da Globo do Acre, como testemunha das ofensas, que não são audíveis no vídeo. Ao SuperEsportes, o jornalista acreano disse que Gomide falou que “não iria mais ficar ali” e, em seguida, sem se dirigir ao técnico, falou a palavra “caralho”, resmungando da situação. 

O repórter da Rádio Inconfidência negou tanto a acusação de Oswaldo, quanto a fala de Nascimento. Gomide afirmou ter dito: “Vim fazer meu trabalho” e que, após a tentativa de agressão por parte do técnico, o assessor de comunicação do clube o chamou de “babaca”. Em nota publicada em seu twitter, o jornalista disse estar “à disposição para conversar com todas as partes envolvidas” e reafirmou não ter feito nada de errado. Disse ainda estar confiante de que a medida que o impede de entrar no clube e que “cerceia a sua atividade profissional” será revogada.

Hoje pela manhã, Oswaldo de Oliveira foi demitido do Atlético-MG, sob a justificativa de mau desempenho técnico. Apesar disso, a proibição da entrada de Gomide nas dependências do clube persiste.

Assinatura Abraji