• 05.07
  • 2012
  • 16:02
  • -

Repórter da Folha fala da entrevista com fotógrafo do “suicídio” de Vladimir Herzog

Publicado em 05 de Julho de 2012, no Comunique-se.

 

Jacqueline Patrocinio

Pelo trabalho e tempo demandados na apuração da reportagem “Instante Decisivo”, o repórter Lucas Ferraz falará no 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.  A matéria foi publicada em fevereiro na Folha de S. Paulo e baseia-se nas declarações do fotógrafo Silvaldo Leung Vieira, que encontrou o jornalista Vladmir Herzog enforcado e registrou o momento ícone da ditadura militar brasileira. 

No Congresso organizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Ferraz fvai falar sobre a busca pelo fotógrafo e por outras fontes durante a apuração, que durou cerca de um mês.  O jornalista procurou alguém da família Leung, que não é um sobrenome muito comum. Ele conseguiu os contatos após localizar a mãe de Silvaldo. Ferraz passou semanas conversando por telefone com ele, que reside em Los Angeles (EUA) desde agosto de 1979, quando deixou o cargo no Instituto de Criminalística de São Paulo. Foi a primeira vez que falou sobre o assunto.

Silvaldo declarou que “tudo foi manipulado, depois me dei conta que havia me metido em uma roubada. Isso aconteceu, acho, porque eles precisavam simular transparência.” Ferraz ainda encontrou a ficha do fotógrafo na Polícia Civil, que contava com uma suspensão por não querer tirar fotos de presos que haviam sido torturados. Consultou ainda o Diário Oficial e a Comissão da Anistia. 

Ferraz diz que fazer bom jornalismo “não é impossível, só demanda tempo”. E argumenta que os jornalistas precisam procurar no lugar certo.  O “Instante Decisivo” a que se refere o título da reportagem deve-se a fotografia de Herzog, que para Ferraz compõe um desses instantes. A imagem ajudou a derrubar a versão oficial do suicídio de Vlado. Segundo ele, a morte de Herzog foi “um crime que ajudou no processo de abertura democrática no país”.

O prazo de inscrições pela internet para o 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo se encerram na próxima sexta-feira, 6.

 

7º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Quando: 12, 13 e 14 de julho de 2012

Onde: São Paulo - Universidade Anhembi Morumbi - campus Vila Olímpia - unidade 7 (Rua Casa do Ator, 275)

Inscrições: http://bit.ly/7Congresso

Assinatura Abraji