• 20.12
  • 2006
  • 16:35
  • Belisa Figueiró

Repórter cinematográfico é agredido em SP

O repórter cinematográfico da TV Record Marcelo Assunção e seu auxiliar Fábio Souza foram ameaçados, agredidos e detidos pela Tropa de Mediação da Guarda Civil Metropolitana (GCM), no dia 18 de dezembro. Eles cobriam uma manifestação de estudantes em frente à Prefeitura de São Paulo quando foram impedidos de registrar as imagens. De acordo com Assunção, inicialmente o protesto estava sob controle, mas com a chegada da GCM, o tumulto começou.

Cerca de cinco guardas cercaram o repórter e ameaçaram apreender o equipamento caso ele não parasse de filmar. Assunção continuou fazendo se trabalho e foi atingido por socos nas costas. Os policiais interpretaram a reação dele como um desacato à autoridade e detiveram os jornalistas. Algemados, eles foram levados à força para a viatura e encaminhados para o 3º Distrito Policial.

O delegado Mauro José Arthur registrou o depoimento do repórter, solicitou um exame de corpo de delito e disse que um inquérito vai ser aberto para investigar o caso. Em seguida, os dois foram liberados. Uma das fitas foi apreendida pela GCM.

Ações recomendadas:
Solicitar ao delegado Mauro José Arthur que agilize as investigações e denuncie os agressores, visto que a detenção fere o direito à liberdade de imprensa.

Dirigir-se a:
3º Distrito Policial de São Paulo
Endereço: Rua Aurora, nº 322 – São Paulo/SP
Fone: 11 3224 8776

Assinatura Abraji