• 14.12
  • 2009
  • 18:16
  • Luciana Kraemer

Reportagem feita em conjunto com estudantes de jornalismo vai ao ar na RBS TV, em Porto Alegre

A RBS TV, afiliada à Rede Globo, levou ao ar, no telejornal do meio-dia (Jornal do Almoço), uma reportagem feita em conjunto com estudantes de jornalismo do Centro Universitário Metodista – IPA, de Porto Alegre. 

A pauta surgiu de uma reportagem que estava sendo feita para a disciplina de Jornalismo Investigativo, da qual Luciana Kramer, que integrará o Conselho Fiscal da Abraji em 2010, é professora. O grupo formado pelos estudantes do oitavo semestre de jornalismo Carlos Ismael Moreira, Marco Antônio Júnior e Carlos Farias Tiburski descobriu um esquema feito para falsificar certificados de Ensino Fundamental e Médio na região metropolitana de Porto Alegre. O “diploma” custou R$ 200 e a compra foi flagrada pela repórter Fábio Almeida, da RBS TV.

Além de ter desvendado um crime, a reportagem mostrou que a parceria entre os meios de comunicação com faculdades de jornalismo pode ser um importante caminho para aumentar e qualificar as reportagens em profundidade.

A colaboração aconteceu naturalmente e foi sendo trilhada a partir da ida de jornalistas da RBS à faculdade. As palestras com profissionais do mercado fez com que eles ficassem sabendo da pauta, e se interessassem pelo assunto.

Quando a chance do flagrante apareceu, Luciana entrou em contato com o gerente de jornalismo da RBS TV, Eurico Meira, que apostou na possibilidade de se fazer uma matéria conjunta.  Tornar mais efetiva esta colaboração, que já ocorre em países da América Latina e também nos Estados Unidos, é também um dos objetivos da nova chapa eleita pela Abraji.

Clique no link abaixo para assistir a reportagem na íntegra.
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=90535&channel=45
 
*Luciana Kraemer é jornalista, professora da Disciplina de Jornalismo Investigativo do Centro Universitário Metodista – IPA, e membro do Conselho Fiscal da Abraji.

Assinatura Abraji