Redes Cordiais e ITS fazem curso gratuito sobre segurança on-line para jornalistas
  • 16.09
  • 2020
  • 16:03
  • Abraji

Formação

Redes Cordiais e ITS fazem curso gratuito sobre segurança on-line para jornalistas

O projeto Redes Cordiais e o Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) abriram inscrições para um curso intensivo e gratuito de boas práticas de segurança on-line para jornalistas. As quatro aulas virtuais já começam na próxima segunda-feira, dia 21.set.2020. As inscrições podem ser feitas aqui.
 
Segundo os organizadores, o curso foi elaborado “a partir de demandas que surgiram em grupos focais com repórteres, editores, diretores e moderadores de páginas de veículos de comunicação”.  

Para Alana Rizzo, cofundadora do Redes Cordiais e uma das instrutoras do curso, “uma cultura de segurança empodera repórteres e redações para se prevenirem e reagirem a ataques orquestrados que buscam silenciar e desacreditar a imprensa.”
 
“Esta iniciativa cria redes de conhecimento com jornalistas de todo o Brasil para fomentar uma cultura de segurança online nas redações e na prática jornalística", declara Fabro Steibel, diretor executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS). "Não há como combater a desinformação sem promover a informação de qualidade e isso passa por proteger aqueles que as produzem”, complementa Clara Becker, cofundadora do Redes Cordiais. 
 
O treinamento será feito em tempo real, durante quatro dias seguidos, às 20h. São sete instrutores especializados no tema. As aulas podem ser assistidas em computadores, tablets ou celulares com acesso à internet.Todo o curso ficará gravado por até seis meses para consulta dos matriculados. 
 
Ainda segundo os organizadores, o curso é parte do projeto Da rede social à rede de apoio: ciber-resiliência para jornalistas, realizado com apoio do Facebook, que pretende aumentar a resiliência cibernética de jornalistas nas eleições municipais de 2020. 

Assinatura Abraji