Rede nacional de jornalismo local inicia programa de checagem das Eleições 2024
  • 23.08
  • 2024
  • 14:32
  • Abraji

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Rede nacional de jornalismo local inicia programa de checagem das Eleições 2024

Oitenta e nove por cento das pessoas moradoras de periferias no Brasil já foram vítimas de notícias falsas, de acordo com o Instituto Data Favela, em pesquisa divulgada em julho deste ano. segundo o Instituto Locomotiva, 90% da população brasileira admite ter acreditado em fake news. Isso indica que combater a desinformação eleitoral de maneira assertiva só é possível em rede e conhecendo os diversos territórios populares do país. Pensando dessa forma, a Énois Laboratório de Jornalismo e outras organizações, como Agência Lume (RJ)Carta Amazônia (PA)Carrapicho Virtual (BA)Com_Texto (MT), Correio do Lavrado (RR)Olhos Jornalismo (AL)Nonada Jornalismo (RS)Teatrine TV (MS)Transmídia (SP) e Sul21 (RS), lançaram na semana passada o programa Diversidade nas Redações - Desinformação e Eleições, com patrocínio da Google News Initiative. Ainda, o projeto conta com o apoio da  Agência LupaAgência Tatu, do Desinformante e do Reocupa.

O Diversidade nas Redações é um programa de treinamento da Énois, que tem centralidade no fortalecimento institucional e financeiro de redações jornalísticas, por meio do impulsionamento da diversidade de gênero, raça e território. O foco na temática da desinformação e eleições, com checagem de notícias falsas veiculadas por Whatsapp,  marca o terceiro ciclo do programa, que traz um diferencial na distribuição de recursos para as organizações envolvidas.

Nesta edição, o Diversidade nas Redações chegou ao valor R$ 40 mil destinados para cada iniciativa, totalizando R$ 400 mil investidos pelo programa na rede parceira. Como redações locais conseguem identificar desinformação com mais facilidade por terem mais proximidade com quem vive nos territórios, fortalecer essas iniciativas é expandir as possibilidades desse ecossistema jornalístico, como mostra o relato de Géssika Costa, fundadora do Olhos Jornalismo (AL).

“Em quatro anos de existência, essa é a primeira vez que entra um recurso dessa ordem para o Olhos. Sabemos o quanto é difícil e burocrático sermos contemplados em editais nacionais e internacionais e ter um pouco mais de flexibilidade para o uso do dinheiro. Entendemos que esse recurso vai ser um divisor de águas na nossa história porque vai nos ajudar a fazer uma cobertura relevante das eleições e apoiar a estrutura geral para os próximos meses”.

O impacto do Diversidade nas Redações - Desinformação e Eleições para o portal Transmídia não é diferente. “Em termos de estrutura organizacional e financeira, é bastante significativo. Em setembro, lançaremos oficialmente o nosso site, o primeiro portal de notícias focado exclusivamente na pauta da população trans no Brasil. Com o projeto, começaremos nossas produções cobrindo as eleições, produzindo reportagens aprofundadas e estabelecendo parcerias que são essenciais para o nosso crescimento”, conta Caê Vatiero, cofundador do Transmídia.

A essência do Diversidade nas Redações e da Énois é o compartilhamento de conhecimento, e, nesta edição, o programa tem um caráter de multiplicação. Desde julho de 2024, as 10 iniciativas de jornalismo local parceiras estão participando de formações temáticas sobre checagem, mapeamento de desinformação, produção cultural e engajamento comunitário. Formações que serão multiplicadas nos territórios em que elas estão inseridas, alcançando pessoas que atuam com jornalismo local, comunicação e cultura. As formações serão gratuitas, online, e as datas estarão disponíveis nas redes sociais da Énois (@enoisconteudo).

“A maioria das organizações parceiras no projeto já anda junto com a Énois há bastante tempo. Algumas, a gente viu surgir e crescer; e decidimos resgatar essa relação em rede, pensando no que faz sentido para elas, desde a questão de recursos até o foco na cobertura das eleições mesmo. Optamos por articular com duas organizações por região e fomos apresentando o projeto”, afirma Sanara Santos, coordenadora do Diversidade nas Redações - Desinformação e Eleições e diretora de Formação da Énois.

"Veículos de notícias pequenos e médios são os responsáveis, muitas vezes sozinhos, por produzir jornalismo e checar informação para suas comunidades ou municípios. Por meio da Google News Initiative, buscamos apoiar iniciativas como a da Énois e fortalecer o jornalismo local, algo especialmente importante neste momento de eleições", explica Marco Túlio Pires, gerente de Parcerias de Notícias do Google no Brasil.

Após o período de formação nos territórios do projeto, a fase de checagem será iniciada em 29 de agosto. Cada organização irá mapear grupos de Whatsapp que circulam em seus territórios, espaços em que pode circular desinformação. A partir desse mapeamento, elas devem identificar notícias falsas ligadas ao contexto eleitoral. A metodologia utilizada é a do Checazap, primeiro projeto de checagens de notícias a atuar dentro do WhatsApp no Brasil, desenvolvido pela Escola de Jornalismo da Énois e o Data_Labe. E, para além das checagens, também serão produzidas matérias colaborativas com os territórios, diante das suas especificidades, quando o assunto for desinformação.

Assinatura Abraji