- 29.03
- 2011
- 16:16
- -
Rede global é criada para desenvolver novos modelos para o jornalismo
Secretários de redação, executivos de mídias e criadores de aplicativos do mundo todo se uniram na Global Editors Network (GEN) para tentar encontrar um consenso sobre perspectivas do jornalismo, do gerenciamento das redações e dos valores éticos.
A recém-criada GEN pretende criar uma rede de comunicação nessa comunidade quebrando barreiras entre antigas e novas mídias, pagas ou gratuitas, impressas ou digitais, internacionais ou locais. A intenção é que a troca de experiências leve a ideias e modelos concretos de convergência de mídias.
Clique aqui para assistir ao vídeo de apresentação: http://www.youtube.com/GlobalEditorsNetwork.
Em seu manifesto, os fundadores da GEN comprometem-se a melhorar a qualidade do jornalismo em todas as suas dimensões, a buscar cooperação entre diferentes mídias (qualquer que seja a plataforma usada) e a respaldar mídias independentes.
Propõem-se também a reforçar os pilares da profissão: exatidão, relevância, credibilidade e lealdade com o público. De acordo com a GEN, a qualidade jornalística e a sustentabilidade do jornalismo serão assegurados por jornalistas e produtores de mídia.
Integram a diretoria da entidade Xavier Vidal-Folch, do “El País” (Espanha), Sylvie Kauffmann, do “Le Monde” (França), Ricardo Kirschbaum, do "Clarín” (Argentina) entre outros. Interessados podem se filiar ao grupo pelo site: http://bit.ly/f6URDb mediante pagamento de uma taxa de 200 euros para pessoas físicas e de 700 euros para corporações. Quem indicar quatro profissionais fica isento de pagar a taxa.