• 09.06
  • 2015
  • 14:47
  • GIJN

Recursos essenciais para jornalistas pela GIJN

Estas são algumas páginas de recursos, reunidas pela equipe e por parceiros da Rede Global de Jornalismo Investigativo (GIJN, na sigla em inglês) ao redor do mundo, sobre temas críticos que afetam jornalistas investigativos. Aqui estão alguns links para grupos, documentos e pessoas-chave no assunto.

 

Dicas e técnicas para reportagem

- Arquivar seu trabalho: como usar a Wayback Machine (Máquina do Tempo) do Internet Archive para preservar páginas da web e PDFs.

- Recursos de Jornalismo de Dados: um guia de recursos para reportagens com auxílio do computador, incluindo coleta de dados, análise, visualização, mapeamento e mais.

- Kit de Ferramentas para Jornalismo de Dados: redações não precisam de grandes orçamentos para analisar dados - elas podem acessar facilmente ferramentas de dados básicas disponíveis gratuitamente, ou por um preço baixo.

- Definindo o Jornalismo Investigativo: enquanto as definições variam, há um amplo consenso sobre o que compõe uma reportagem investigativa: pesquisas sistemáticas, profundas e originais, além da elaboração de relatórios, muitas vezes envolvendo a revelação de segredos.

- Indústrias extrativas: um mapa para aprimorar sua cobertura, incluindo novas ferramentas que permitem que jornalistas e blogueiros obtenham e verifiquem informações, e possam encontrar ideias para histórias futuras.

- Leis de Acesso a Informações: atualmente, mais de 100 países têm leis de acesso. Aqui estão links para guias e grupos, e para os diretores dos escritórios responsáveis por atender a pedidos de informações ao redor do mundo.

- GIJC13 Dicas e Truques: veja dicas e truques dos melhores instrutores em técnicas investigativas, análise de dados, e mais da Global Investigative Journalism Conference de 2013.

- Entrevista: a entrevista é, provavelmente, a ferramenta mais importante que os jornalistas têm para obter informações, esclarecer fatos e ver as coisas de diferentes perspectivas. Aqui estão algumas dicas de um jornalista veterano e instrutor.

- Livros e filmes investigativos: leituras e filmes recomendados na Global Investigative Journalism Network - GIJN (Rede Global de Jornalismo Investigativo). Compilado por Mark Lee Hunter.

- Maunais de Jornalismo Investigativo: aqui estão alguns guias amplamente usados para o jornalismo investigativo, incluindo compilações de casos e currículos de ensino, muitos deles para download gratuito. 

- Organizações de Jornalismo Investigativo: fique conectado. A GIJN lista como entrar em contato com mais de 100 organizações de jornalismo investigativo. Inclui redações sem fins lucrativos, publicadores online, associações profissionais, ONGs, institutos de treinamento e centros acadêmicos em 50 países.

- Fotojornalismo: esse trecho do manual de Fotografia Investigativa dá dicas para fotografar documentos, armazenar imagens, recuperar informações perdidas, e tirar fotos autorizadas de armas de fogo.

- Planespotting (observar aviões, em tradução literária): planespotters observam, registram os vôos e fotografam aeronaves decolando e pousando no mundo todo. E eles já deram ajuda inestimável para jornalistas a rastrearem rendições militares, excursões às custas de cofres públicos e maratonas de compras de ditadores.

- Whistleblowing: esse guia para whistleblowers - pessoas bem informadas que expõem atividades ilegais ou corruptas - oferece links para ferramentas seguras e grupos úteis em uma dúzia de países.

 

Prêmios, Financiamento, Captação de recursos, e Sustentabilidade

- Prêmios: aqui está o guia de prêmios internacionais, escolhido pela GIJN, que pode ser interessante a jornalistas investigativos. Nós incluímos duas dúzias de conjuntos de prêmios para jornalistas de nível global e regional.

- Crowdfunding: Em tempos em que a mídia está lutando para bancar o jornalismo sério, repórteres investigativos estão cada vez mais se voltando ao crowdfunding. Nós reunimos dicas e estratégias dos melhores sites e blogs, e fizemos um guia para jornalistas.

- Financiamentos e bolsas: Precisa de uma pausa? Aqui está nosso guia popular com mais de 50 bolsas e programas de financiamento que podem interessar jornalistas investigativos.

- Levantar verbas: Com a propagação na mídia sem fins lucrativos ao redor do mundo, jornalistas estão procurando novas formas de arrecadar fundos e estruturar o “lado empreendedor” das organizações jornalísticas. A especialista em captação de recursos Bridget Gallagher oferece conselhos para começar isso.

- Sustentabilidade: Aqui está um guia de sobrevivência para start-ups e empresas investigativas sem fins lucrativos já existentes, cheio de ideias sobre como diversificar a renda e construir uma estrutura sustentável.

 

Cuidado, Segurança e Defesa Legal

- Cobertura de protestos de rua: Cobrir protestos públicos envolve riscos aos quais jornalistas devem estar preparados. A Abraji desenvolveu um guia com dicas de profissionais que se feriram em manifestações.

- Segurança Digital: Garantir que seus arquivos digitais e sua comunicação estejam seguros nunca foi tão importante. Aqui estão algumas das orientações básicas, dicas e tutoriais.

- Ajudas emergenciais para jornalistas: Algumas organizações oferecem suporte emergencial para jornalistas em perigo. Um conjunto de assistência médica e jurídica para mover jornalistas ameaçados para fora do país.

- Defesa Legal: Aqui está uma série de grupos bem estabelecidos que são especializados em dar assistência legal a jornalistas.

- Organizações de Segurança: Esse guia, adaptado do Centro Internacional de Assistência à Mídia (Center for International Media Assistance), lista os maiores grupos de liberdade de imprensa e segurança que se preocupam, de alguma forma, com ataques violentos a jornalistas.

Assinatura Abraji