• 21.01
  • 2015
  • 13:37
  • -

Recrutamento para as novas bolsas do Tow Center acontece esse mês

A Escola Superior de Jornalismo da Universidade de Columbia anunciou no dia 13 de janeiro, terça-feira, que uma grande inciativa de pesquisa para expandir as inovações nas redações vai ser financiada por mais três anos pela Fundação John S. e James L. Knight. Os 3 milhões de dólares do fundo serão destinados ao Tow Center de Jornalismo Digital, e financiarão  pesquisas inovadoras e experimentos de campo que exploram as mudanças na relação do jornalismo com a tecnologia, enquanto ajudam as redações e os educadores a encontrarem as necessidades de informação do amanhã.

A Fundação Knight já contribuiu anteriormente com iniciativas de pesquisa do Tow Center da Columbia, e esse novo financiamento vai potencializar esse esforço. O Tow Center foca na pesquisa do jornalismo digital para avançar no campo, e dar suporte à reforma do ensino de jornalismo. Para este fim, ela oferece bolsas para pesquisadores e jornalistas e divulga sua pesquisa para ser aplicada nas redações.

Com o novo financiamento do Knight, o Tow Center vai prosseguir em algumas de suas pesquisas mais promissoras, ao passo que acrescenta áreas de pesquisa e expande o alcance do seu trabalho. Uma parte do fundo vai ajudar a recrutar pesquisadores bolsistas com mais tempo de trabalho para ajudar no Tow Center em quatro áreas-chave:

1. Computação, Algorítimos e Jornalismo Automatizado: vai explorar maneiras de introduzir a ciência da computação na prática do jornalismo, e olhar os benefícios e desafios que as ferramentas tecnológicas, dados de larga escala e métricas de avaliação de impacto, entre outras soluções, podem trazer para as redações.

2. Dados, Impacto e Métricas: vai estender o trabalho do jornalista de dados da Al Jazeera Michael Keller, e do especialista em métricas Brian Abelson, que estão usando ferramentas e dados tecnológicos para descobrir quais histórias têm impacto, além de formas de reproduzir esses efeitos.

3. Audiência e Engajamento: vai estudar as novas relações entre jornalismo e audiência, examinando o impacto e as novas demandas que redes sociais, jornalismo colaborativo, crowdsourcing e outros desdobramentos estão criando no campo.

4. Jornalismo Experimental, Modelos e Prática: vai desenvolver experiências de campo com jornalistas em torno de temas como a influência da filantropia em novas startups, a vigilância tecnológica usada pelos e contra os jornalistas, aplicação de técnicas de design de games em redações e equilíbrio entre os sexos e diversidade no jornalismo.

Os Novos Bolsistas de Inovação do Knight, que também vão trabalhar com outros projetos, vão estar à frente de cada uma dessas quatro áreas. Tow Center vai começar a recrutar esses pesquisadores bolsistas este mês. Por favor, contate [email protected] para diretrizes e procedimento de inscrição.

Assinatura Abraji