• 07.02
  • 2014
  • 10:01
  • -

Radialista é agredido após denunciar esquema de cobrança ilegal de advogado

O radialista e jornalista da rádio Paiaiá FM, Delmiro Ribeiro Sousa, foi agredido com socos na região dos olhos pelo advogado Joel Caetano da Silva Neto no último dia 22 de janeiro. A agressão aconteceu após Sousa comentar no rádio que realizava uma investigação sobre irregularidades praticadas pelo agressor em ações para dar entrada em aposentadorias. O comentário não citava o nome do advogado.

Joel Caetano foi até a casa do jornalista junto com outros dois homens que, além de agredirem Ribeiro Sousa, lhe fizeram ameaças de morte. A motivação para a violência, segundo o Boletim de Ocorrência, foi uma reportagem realizada por Ribeiro Sousa que revelou que Caetano vinha cobrando 3.500 reais para aposentar idosos mediante empréstimo consignado do valor acordado para quitar a dívida, o que é ilegal.

De acordo a lei 5.869/73 do código civil, que baliza os honorários advocatícios, o advogado teria de cobrar somente 20% do valor do benefíciom em primeira instância, podendo chegar a 30% em instâncias superiores. A prática vem ocorrendo há mais de três anos na Cidade de Saúde, interior da Bahia, de acordo com a investigação feita pelo jornalista, que ouviu de alguns aposentados além da própria sogra, vítima do esquema.

A agressão foi registrada na delegacia de Saúde (BA) onde também foi aberto inquérito para investigar o caso.

Assinatura Abraji