• 12.07
  • 2005
  • 12:28
  • MarceloSoares

Radialista assassinado em Pernambuco

O radialista José Cândido Amorim Pinto, da Rádio Comunitária Alternativa de Carpina, município de Pernambuco, foi assassinado no estacionamento do seu trabalho no dia 1º de julho. Ele foi abordado por dois homens ainda não identificados por volta das 6h40 da manhã e levou 20 tiros. Os assassinos conseguiram fugir numa motocicleta.

Há 19 anos no mercado, Amorim era conhecido localmente por denunciar casos de corrupção no governo. Recentemente, ele fez denúncias contra o prefeito da cidade, Mandel Botafogo, e o deputado Antônio Moraes. Ambos estavam supostamente envolvidos em casos de corrupção.

Amorim já tinha sofrido ameaças em maio, quando dois homens atiraram contra seu carro. A deputada Carla Lapa participou de um programa na Rádio Folha e acusou Moraes e Botafogo de serem os mandantes do crime. O caso foi denunciado, entre outras entidades, pela ONG Repórteres sem Fronteiras e a Federação Nacional dos Jornalistas.

Ações recomendadas:

Escrever ao Ministério Público de Pernambuco exigindo que o caso seja analisado por órgãos federais, garantindo a integridade das investigações.

Fax: 0/XX/84 3419-7000

E-mail: [email protected]
Assinatura Abraji