Publicada mais uma reportagem investigativa com apoio do projeto Defensores Ambientais
  • 14.11
  • 2024
  • 14:46
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Publicada mais uma reportagem investigativa com apoio do projeto Defensores Ambientais

Mais uma reportagem investigativa do projeto Defensores Ambientais foi publicada nesta quarta-feira, 13 de novembro. Publicado no Intercept Brasil, o material é do jornalista João Paulo Guimarães, de Belém.

Intitulada “Sem apoio, indígenas usam regador de jardim para tentar conter queimadas no Maranhão”, a reportagem é uma denúncia que mostra como indígenas do povo Ka’apor, na Terra Indígena Alto Turiaçu, no Maranhão, têm enfrentado, sem o apoio do governo, as queimadas que atingem a região.

Por meio de apoio financeiro recebido pelos Defensores Ambientais, o jornalista viajou até a terra indígena no período de 29 de outubro e 3 de novembro, e documentou o problema em imagens e vários relatos dos indígenas. 

Durante a etapa da reportagem em campo, o jornalista foi acompanhado pela mentora de segurança e coordenadora do programa Tim Lopes, Angelina Nunes. Ele também teve o apoio técnico da mentora Helena Palmquist, jornalista com experiência na cobertura e produção de grandes reportagens ambientais.

João Paulo Guimarães foi um dos três jornalistas selecionados este ano para receber apoio financeiro, técnico e de segurança. A escolha ocorreu em setembro deste ano, quando 17 propostas de investigações ambientais na Amazônia foram inscritas no processo.

Além dele, em 2024 também foram selecionados para receber apoio financeiro os jornalistas Cley Medeiros (Amazonas), Steffanie Schmidt e Werica Lima (Amazonas). As próximas reportagens devem ser publicadas até janeiro de 2025.

Com esta reportagem, chega a cinco o número de investigações ambientais publicadas com o apoio dos Defensores Ambientais - no primeiro ano do projeto foram quatro publicações. 

O Defensores Ambientais é uma iniciativa que tem o objetivo de promover a democracia ambiental e a proteção dos defensores do meio ambiente no Brasil. Além da Abraji, o trabalho reúne a Transparência Internacional – Brasil, o Instituto Centro de Vida (ICV), o Instituto Ethos e a Operação Amazônia Nativa (OPAN), com apoio financeiro da Agence Française de Développement (AFD).

Relembre as reportagens publicadas até agora com apoio do projeto:

*Crédito da foto: João Paulo Guimarães

Assinatura Abraji